O HOSPITAL GERAL DE FORTALEZA REFLETE O PROCESSO DE HUMANIZAÇÃO E PRIORIZA DIRETRIZES DA PNH

11 votos

O Hospital Geral de Fortaleza, do SUS, vem há alguns anos, buscando a melhoria da atenção e gestão em seus serviços, atravessando reformas, descontinuidades administrativas, e os desafios de ser o maior hospital da rede pública do estado do Ceará, quaternário, com atendimentos ambulatoriais, de emergência e internação.
 
Tradicionalmente, caracteriza-se pela excelência técnica, sendo campo de formação de profissionais da saúde em diversas áreas. Neste momento, o hospital passa por um momento de repensar a humanização em sua prestação de serviços e na gestão. Diversas ações humanizadoras vêm sendo desenvolvidas ao longo dos anos, mas ainda não capazes de provocar mudanças nas práticas de saúde para um atendimento resolutivo, acolhedor e digno.
 
Preocupados em disparar um processo de mudança interno, alicerçado nas diretrizes da PNH, a direção do hospital solicitou apoio aos consultores da política, Erasmo Ruiz e Annatália Gomes que iniciaram um processo de discussão em torno da PNH desde fevereiro deste ano. Foram realizadas oficina de sensibilização com a participação de Clara Sette, reuniões com o município de Fortaleza sobre encaminhamentos e co-responsabilização, oficina de territorialização ministradas pelo município, levantamento de demandas, discussão de fluxos e organização do atendimento/estrutura física com a equipe do hospital. O processo agora se intensifica em processo de co-gestão, envolvendo as gerências do hospital, com reformulação e repensar do GTH, criação de grupos para discussão de processos de trabalho, intenso processo de disseminação da PNH e priorização do acolhimento e saúde do trabalhador como diretrizes e dispositivos a serem desenvolvidos. A entrada da consultora da PNH, Luciana Abreu apoiando o processo será valiosa para o incremento das ações e fortalecimento do trabalho em curso.
  
Annatália Meneses de Amorim Gomes
Luciana Mesquita de Abreu