Saúde está na pauta da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios 2008

13 votos

No dia 06 de novembro coordenadores do IBGE e IPEA  apresentaram em Brasília – DF uma análise das condições de vida da população brasileira a partir das informações da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD).
A saúde está na pauta da pesquisa pela terceira vez, com um suplemento que trará resultados para auxiliar o governo na definição das prioridades das políticas públicas. Em parceria com o Ministério da Saúde, o questionário já foi aplicado em 1998 e 2003, e agora em 2008 fornecerá dados para comparação. A novidade esse ano é uma pesquisa especial sobre tabagismo, conforme compromisso internacional assumido pelo Brasil no combate a esse vício.
Na discussão sobre os indicadores foi enfatizada a redução na taxa de fecundidade. Em menos de 40 anos, o Brasil teve queda de 66%, sendo que atualmente é de menos de 2 filhos (mais precisamente, 1,95 filho por mulher em idade fértil).  “A Europa precisou de um século para conseguir essa diminuição”, afirmou a chefe de Divisão de Indicadores Sociais do IBGE Ana Lúcia Sabóia.
A coordenadora de pesquisas domiciliares do IBGE, Marcia Maria Melo Quintslr,  apontou que entre 2002 e 2007 houve diminuição do número de famílias com rendimento per capita menor que meio salário mínimo, configurando melhora na distribuição de renda nacional. O Brasil alcançou ainda, com sete anos de antecedência, a meta do milênio no que se refere a saneamento básico. Houve também melhora nos índices de  inclusão digital, sendo que atualmente 27% dos brasileiros tem computador em casa, e 20,4% possuem acesso à internet.
O diretor de estudos sociais do IPEA, Jorge Abrahão de Castro, alertou porém que o país caminha para o envelhecimento da população e que é fundamental priorizar setores como a educação. “Os idosos das próximas décadas precisam ser bem formados hoje, pois serão a sustentação econômica do país” afirma ele.

As apresentações dos três debatedores estão disponíveis on line. Vale a pena conferir!