* NAS MALHAS DA UTOPIA PELOS CORREDORES DOS SONHOS COTIDIANOS DA AMÉRICA LATINA

10 votos

Amigos, esse poema foi citado no texto "Construindo Cirandas com a Promoção da Vida, " publicado recentemente aqui. Agora lendo "Mercosul: Por onde passa a Saúde," resolvi disponibilizá-lo na íntegra. Ele foi escrito quando construíamos a "Comunidad de Aprendizaje Latinoamericana", uma iniciativa de educação que envolvia 14 projetos sociais de nove países da América Latina e Caribe, dentre eles o Programa Zumbi, implementado por nós no Município de Aracati-CE. Todo esse processo foi liderado inicialmente pela Rosa María Torres e apoiado pelo IIPE-Buenos Aires e Fundação Kellogg. Essa é, portanto, uma reflexão sobre os desafios de construir saberes, realidades (virtuais ou não), mundos solidários a partir de redes, comunidades. Expresso-me aqui pelo discurso poético porque acredito que ele pode nos ajudar a ir rompendo com as carapaças dos sistemas fechados de saberes prontos e acabados, ampliando as possibilidades do diálogo e do nosso estar no mundo com o outro. Humanizar o sus é apostar e investir em todas as estratégias que nos unem, libertam e fortalecem como indivíduos e experiência coletiva. Quando discutimos sus, estamos discutindo a vida das pessoas em sua relação cotidiana com o mundo e não apenas o que podemos fazer por elas no contexto do processo saúde/doença. Até porque
                     "Toda doença é complexa
                           do nascedoro ao finzinho
                     porque nasce em ser complexo
                           não há reta nem convexo
                    não despreze um só caminho"

Espero que com mais um texto estejamos contribuindo com a nossa rede humaniza sus.

Um abraço,

Ray Lima                                                                       

Pois é. O cotidiano. O danado do cotidiano nasce e morre, fixa e remove. O cotidiano pai e padrasto. O que nos faz rei do enredo e súdito da história. O que torna viva a lembrança do momento vivido e refém da memória no território do esquecimento. No cotidiano somos e não somos sujeitos da história; inventamos e somos reinventados; somos dele sujeito e objeto. Nele se instalam a vida e a morte; a ditadura e a democracia; o retrocesso e a revolução. Nele o tempo dispara ritmo veloz e também repousa. Não temos tempo. O marco é zero. A vida estica e diminui. A vida é de todos e de ninguém. Sorte ou desgraça? No cotidiano perdemo-nos de nós e, ao mesmo tempo, podemos encontrar ou reconstruir nossa identidade. Consumimos e somos consumidos no espaço. Sumimos de nós mesmos, da família que nos espera e dos amigos, da vida particular e temporal para cair no buraco negro dos negócios, no ócio ativo e tedioso da burocracia, da rotina das tarefas sem prazer, da pragmática diária das obrigações obrigatórias. O cotidiano nos diz ao acordarmos: não sonhe, viva. Seja prático! Seja pragmático! Seja mais objetivo! Parece mesmo que todos temos obrigação de viver, porém, poucos vivem. E, por outro lado, uma minoria diz que vive, finge que vive, pensa que manda na vida através de moedas, de modelos, de paradigmas. Confunde vida com acumulação de capital e poder. O cotidiano é um bem ou um mal determinante. Viver é preciso, navegar é um meio, um canal para a vida. Viver é preciso, sonhar uma forma de buscar a forma ideal de vida em sociedade. Viver é preciso, sobreviver não basta. Viver é um direito de todos os vivos, sobreviver é empulhação com a vida. Viver, se preciso for, morrer nunca, subviver jamais. Sim ao movimento constante da vida. Não à morte dos movimentos vitais. Sim ao sentimento coletivo de paz e de pertencimento à Terra, esse planeta abençoado pela vida. Não à morte dos direitos fundamentais que asseguram a vida na terra com dignidade.Vamos movimentarmo-nos em rede. Pensar e agir em rede, em comunidade. Fora da rede também e menos, dentro da rede bem mais. Vamos agitar os espíritos em rede! Construir redes e pensar em comunidade! Cadê a rede? Já foi tecida? Com que fio de memória? Está inteira? Só as beiras? Está puída? Rede beira de estrada, rede lombo dos Andes. Rede que não só balança, que dança, que tomba e levanta, que corre, que voa, que anda. Rede alpendre, que ainda dependente de uma corda, de uma mão, de um pé, duma visão privilegiada, de um sonho, de um clima menos adverso, que gera a satisfação do corpo da vida por inteiro. “Cuidar do corpo para cuidar do mundo”, disse a sábia labirinteira de Icapuí-CE-Brasil. Cuidar da alma que ainda não pena, para não penar mais adiante. Espichar o espírito numa rede de sentir e pensar, deixá-la flutuar no balanço da vida em memória viva. Correr com o tempo sem permitir que se afaste ou passe impunemente pela gente.   Ao passar pela calçada a gente vê: a rede está armada. -Em que torno? – O contorno da corrente é reforçado? – Quem armou? – Quem se deita, deita e dorme? – Dorme e sonha? Se a rede é passatempo, passadio, desafio,
                   movimento,
                           quem alcança?
                                    quem balança? É da rede ter nós. É diferente dos trenós. Trenó desliza no gelo. Na rede um novelo desliza no tear. Na mão da tecelã rios de lã vão roçar pele a pele, rosto a rosto, vertendo suor noite adentro, a encharcar o encéfalo da mulher. O barulho regular da engenhoca a costurar o pano de fundo da rotina de pouco ganho dá o ritmo do tempo – na roça, na praia, na savana. Também no deserto, nas capitais do capital; no sal, no gelo, no topo das montanhas, no sopé da vida. Por isso a rena é um ser igual às pampas. Ingênua, quanto menos ganha mais trabalha para o natal dos deuses neoliberais. Sabemos que o trabalho não cai do céu. Imagine se a rena se revoltasse com Papai Noel? E se o sol de cá brigasse com o gelo de lá? Se o sol de cá dissolve o gelo de lá? Esquentaria o tempo. Alteraria o clima. Inundaria a mente de muita gente. Mudaria a história. O nó da rede está em nós. O nó da rede está em batalhas, reinventos e memórias. O nó da rede está em revestir o tempo de malhas solidárias. Rede também é de quem está de passagem. Em viagem, quem pensa e age, algo faz, algo tem, algo prova, algo provoca, algo dão. Algo é. Alguma coisa. Alguém. Aqui está o nó dos fios de nós de rede (de nos sabermos se somos, se damos para o mundo). Conectar pontos em desencontro, lados desencontrados. Confiar os fios de tecer ao artesão que liga ponto a ponto, lado a lado. Mais que um legado, estratégia, obrigação. Outro nó: provocar encontros de nós entre nós, entrepontos de pontuações a fio:  
eu,
    tu,
       ele, 
         o mar,            
              o rio, nozes.
Alianças, redes, relações.
Diálogo entretecido de suavidade, de profunda conexão de reflexos desconexos com reflexões de prazer. Valiosas ferramentas mentais, espírito-suspiro senão piro! O que dizer além de sonhos e metais? Misturas de nomes, pronomes, pessoas e coisas – ruins e boas.  América prostituta, o que te faz dormir nas fronhas da insônia? Serão dormências em teus dedos sem vergonha. Será desilusão? Será a razão do teu desprazer não poder sonhar com tranqüilidade, exercer propriamente o direito de sonhar. Será isto, então, o que te encurrá-la na senzala dessa frágil filiação de fios a pavios, de pavios a candeias em constantes incinerações, numa refiação sem fim? Rede mármore? Rede marfim? Rede macia de Jose y María Maia bailar sorrindo em ritmo de baião, salsa e merengue, de samba no pé; de drama, de tango e candomblé. Quem sabe o que foi quer defender o que é. Rede rancheira de guardar nas cores de suas malhas a cultura andina, a postura maia. Rede milonga, rumba crioula, Zumbi capoeira, vodu, candomblé. Nhanduí dançando toré vai subindo a pé o Himalaia. Galeano não aceita esmolas, pega a cachola, resiste, não desiste, nem fica à sombra do som da castanhola. Imbrica-se na serra do sertão, pega o sol com a mão. E se lhe falta ar, respira pelo fole do forró e, numa inspirada só, se enche de Pandeiro e Gonzaga. Gestos falam, afagam e ligam leste a oeste, norte a sul, gente a gente, continente a continente. Gesto-ação, gestação latina, latente leito de alimentar famintas gerações. Rede arco-íris, espiroíris. Rede tela. Rede ótica. Rede geo, espécie rara de janela donde se vê a foz do rio da corrente invisível do hemisfério da paz e da cidadania planetária, onde se faz história, vislumbra-se o céu no inferno, a felicidade espraia. Em rede salseia-se,    sambeia-se.    forrozeia-se.    freveia-se. De verão a inverno trabalha-se como se brinca. Recriar o tempo, despontuar a linguagem da vida. Gerar mundos sem temer o infinitivo, gerando gerúndios, outros sinais, outros acentos, outros juízos. Nova escrita para novas leituras. Rede clima – costa fresca, costa amena, costa fria, costa quente; costa rica,
                   costa pobre;
                                costa do mar (sem) fim,
                                                            costa do marfim.
Do outro lado do oceano houve um manco mano, Manco Kapac humano. Além das fronteiras de mim choramingo imaginação, arriscando no olhar muitas histórias vividas e não contadas. Quem esteve lá? Quem hoje está? Como está? O mapa é uma rede de pontos isolados, pré-moldados: São Domingos. Barbados. Porto Príncipe. Mac Donald. China. Palestina. FMI. Reino Unido? A quem? A que interesses? Colômbia de Uribe ou dos colobianos? Do tráfico de todos ou de ninguém.? Bolívia de coca e gás, de Evo e Aimarás. Peru em ruínas não há mais? Oh, Amzônia ilegal! Equador fora da linha.   Uruguai, quem dá mais?   Canadá.    Angola.   Uganda.          Eritréia. Nepal. Serra Leoa. Gana. Goa. Argentina. Haiti.   Venezuela. Chile. Timor. Temor Leste. Temor Oeste. Temor Norte. Brasil do Cone Sul. Brasil de Cabral. Brasil de Zumbi e Raposo Tavares. Brasil de Sul e Sudeste. Brasil de Norte e Nordeste. Brasil de Brasília. De Vargas e Juscelino. De Maluf e Apolônio. De Lula e Severino. O Brasil provocou-nos dor de cotovelo. Brasil enrolado em novelos e novelas. Nossas elies, nossa mídia causaram-nos torcicolo de tanto mirar para o lado do velho continente e da América de Monroe.  
Insensatez ou horror?
Ai, torcicolo!
Ai, minha dor!
Nossa, que dor!
Tanto sofrer à distância nos faz querer tecefiar um canal além do burocrático e do maquiavélico; do caos previsível e imprevisível da latinidade; da razão kantiana e do emotivo carnaval, do futebol. Marchar muito além do cotidiano da unidade do insensível e difícil para a edificação da vida, erradicação do ataúde. Revisualizar no mapa-múndi a América Latina. Um pingo de cor, um sopro de vida no olhar sulamericano. 
                                                 Rede rasa.
                                                 Rede funda.
                                                 Rede limpa.
                                                           Rede imunda.
                                                      Rede chique ou ralé?
                                                 Rede artesanal para solteiros.
                                          Rede para casais.
                                Rede solidária de aconchegar solitários            
                    Rede de todos sem demais.
Rede agulha que alinhava, cose e fura; costura e rasga para cerzir em cores os vieses com linha igual. Rede: nem calmaria nem calma. Rede tecida por várias mãos estendidas num sobressalto de almas acossadas:
                    pela ingerência de outros em nós;
                    pela não gerência de nós sobre nós;  
                    pelos nós dados em nossa alma.
Rede de trabalhadores da utopia. 
Rede do dia-a-dia, de todos os dias;
Rede nossa de balançar sonhos;
             levitar o peso medonho do cotidiano;
                   dormitar os sonhos?
                         sacolejar os saberes da alegria
                                                           levantar o ego;
reconstruir o mundo;
chicotear os instintos da vida;
dar razão ao prazer da criação.
                                                 Agora que quero olhar para dentro de mim, não me deixam. De queixo caído todos se queixam da minha alegria, da minha ousadia, de alimentar a utopia.

*Texto publicado na reveista Sodalício Acadêmico nº 3 e 4 – Revista Literária da Academia Açailandense de Letras – MA, 2005/2006.)
                          Ray Lima                           
                          Maranguape, 26 de novembro de 2008.