Oficina “Experimentando a redehumanizasus.net”: o Curso de Formação de Apoiadores de SP largou com sucesso nela!

14 votos

Acabamos de experimentar, eu pela 2ª vez, as emoções do Café HumanizaSus, do Aquário e do Laboratório de navegação internáutica, dispositivos utilizados pela Escola do Futuro para Capacitação dos Apoiadores do Curso de São Paulo para o uso da Rede HumanizaSUS.

Novamente pudemos confirmar a potência destas ferramentas de trabalho para a produção e circulação da fala, de saberes, do conhecimento, de afetos, enfim…… para o aquecimento de uma rede de encontros e de vida.

Não pudemos contar com o conjunto dos apoiadores em formação, infelizmente, dado que não havíamos incluído tal atividade em nossa programação nas pactuações de fevereiro08, quando o curso teve início. Estamos em fase pós eleitoral, ciranda conhecida de todos nós pelos seus efeitos quase sempre nefastos de descontinuidade no que diz respeito à implementação das políticas publicas e de “ausência” de dinheiro para financiamento de determinadas atividades.

Contamos com quem pôde estar e todos, sem exceção, puderam expressar um extremo apreço e contentamento pelas possibilidades ali abertas de se pensar, dentre outras coisas, sobre algo que inquieta demasiadamente qualquer apoiador em final de curso: como sustentar os processos disparados? Como manter nossa rede aquecida e garantir as condições de possibilidade de análise e de intervenção em nossas realidades?

Quanto a isso, expressamos coletivamente a disposição e o desejo de sustentar nossas grupalidades ( locais, loco-regionais e estadual), através de diferentes dispositivos, dentre eles, a RedehumanizaSus e os Encontros Presenciais, composição indispensável para nos acompanharmos nesta travessia de formulação, implementação e avaliação da PNH em nosso estado.

A Oficina “Experimentando a RedeHumanizaSus” respondeu e superou expectativas, quando nos proporcionou, pára além de tudo o que indicamos acima, um aquecimento para o Encontro Presencial Final do Curso (9 e 10/12), momento em que estaremos nos debruçando sobre as perspectivas 2009, os arranjos de sustentação e a garantia da manutenção do aquecimento das inúmeras grupalidades que construímos.

Obrigada rapazes da Escola do Futuro, obrigada a todos nós por mais esta oportunidade de seguirmos acumulando forças para enfrentarmos um ano que promete ser extremamente trabalhoso em termos de resistência aos desmanches do SUS operados ultimamente em São Paulo.