MAIS UMA OCA COMUNITÁRIA É INAUGURADA EM FORTALEZA-CE

10 votos

Mais uma OCA é inaugurada em Fortaleza numa parceria da prefeitura com o projeto Quatro Varas. Já existe uma no Pirambú e outra na Granja Portugal. A idéia é construir pelo menos uma em cada regional. Além destas há o Espaço Ekobé, construído com apoio do Ministério da Saúde, sendo cuidado e mantido pelos movimentos sociais ligados à ANEPS, Cirandas da Vida e Universidade Estadual do Ceará-UECE; e outra que é parte da estrutura do Movimento de Saúde Mental  que tem uma história de resistência e trasnsformação social muito significativa em um dos maiores bairros da cidade, o Bom Jardim. Agora chegou a vez do Bairro de São Cristóvão abrigar uma OCA que terá o papel de ampliar e articular as práticas integrativas e complementares de cuidado às redes de serviços de saúde da região. Tinha muita gente no evento que, diga-se de passagem, foi bem representado. Contou com a presença do Ministro Temporão, dos secretários de saúde Odorico Monteiro (Fortaleza) e João Ananias (Estado do Ceará), além da prefeita Luiziane Lins.

Creio que o equipamento inaugurado é, sem dúvida, uma conquista, um avanço, mas é também uma oportunidade para se construir estratégias no sentido de consolidar naquela região e em toda Fortaleza uma cultura diferenciada em relação à integralidade, incluindo aí a importância das práticas integrativas e complementares de cuidado na participação da população na promoção e produção de saúde. Tanto o ministro Temporão e o secretário Odorico quanto a prefeita Luiziane Lins destacaram que a saúde assim como tantas outras coisas na vida em sociedade não se resolvem sozinhas, de forma isolada. Nenhuma forma de conhecimento é capaz de resolver e dar conta da complexidade da vida.

Por isso, todos os caminhos, saberes e práticas possíveis que nos levem a atingir maior número de resultados com melhor qualidade são válidos. Que conhecimentos, que estratégias, que arranjos, que práticas nos facilitam nosso "ser e estar no mundo" com dignidade? Portanto, o saber, a cultura e a educação populares não podem ser desconsiderados neste contexto e em quaisquer processos de produção e humanização em saúde. Como dizemos:

"toda doença é complexa,
do nascedouro ao finzinho
porque nasce em ser complexo,
não há reta nem convexo
não despreze um só caminho."

Parabéns a todos(as) do município de Fortaleza, principalmente a população da Regional VI que ganha um espaço de práticas, estudos e possibilidades imensuráveis em termos de educação, produção e promoção em saúde.

Ray Lima