Formação de apoiadores fortalece Política Nacional de Humanização em São Paulo

7 votos

Intensificar os processos de humanização e capacitar os trabalhadores da saúde. Estes são parte dos objetivos da Formação de Apoiadores da Política Nacional de Humanização que aconteceu no estado de São Paulo desde setembro do ano passado. Nos dias 09 e 10 de dezembro, foi realizado o  encerramento desse processo de formação que reuniu 20 formadores e 180 apoiadores  inseridos no Sistema Único de Saúde.

A formação foi realizada com  atividades presenciais na cidade de  São Paulo e em outras 12 cidades do estado, somadas à 120 horas utilizando a plataforma de educação a distância. Os trabalhadores se organizaram em 14 unidades de produção, conhecidas como UPs, para produzir conhecimento vinculado ao  cotidiano de trabalho – por isso o nome unidade de produção-  cada uma composta por um formador e de 12 a 14 apoiadores em formação. Nessas UPs, os trabalhadores construíram soluções inovadoras para a atenção e gestão da rede pública de saúde, a partir dos dispositivos da PNH. 

E o mais interessante é que os participantes extraíram de suas vivências e experiências os elementos motivadores do estudo e pesquisa, ao mesmo tempo em que intervinham nestas realidades. Essa iniciativa da Política de Humanização foi realizada em parceria com a coordenação de recursos humanos da secretaria estadual de saúde e o departamento de medicina preventiva da Universidade de São Paulo.

Formação Intervenção
Em Campinas, os apoiadores da PNH estudaram e interviram no fluxo de atendimento dos centros de saúde Florence, Integração e Valença, e do pronto socorro e departamento de ortopedia do Hospital da PUC. Antes do estudo/intervenção mais de 900 usuários esperavam há quase dois anos para atendimento especializado em ortopedia. Os apoiadores buscaram entender o fluxo de atendimento dessa  demanda desde o momento em que o paciente é encaminhado pela unidade básica de saúde até a consulta com o  ortopedista. Para isso, eles visitaram os serviços e construíram com os trabalhadores da saúde um diagnóstico dessa situação, além de encontro com os gestores e trabalhadores para apresentação e discussão da proposta, compartilhamento dos fluxos e processos de trabalho, avaliação das dificuldades e pactuação de propostas. Com a definição de um cronograma de ação, houve diminuição da fila e do tempo de espera. 
Segundo o grupo, as perspectivas a médio prazo buscam fortalecer  fortalecimento dessas relações para que a longo prazo ocorra a ampliação para as demais unidades de saúde.

Formação de apoiadores pelo Brasil
A primeira formação de apoiadores da PNH  aconteceu em 2006, em nível nacional, num convênio com a  Fiocruz RJ, seguido de cursos nos estados do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Espírito Santo e Pará.

Essa estratégia de disseminação dos dispositivos e diretrizes humanização possibilita a formação de parcerias e multiplicadores nos serviços de saúde e provoca a introdução de novos conceitos e práticas em diferentes instituições, além de reorganizar os processos de trabalho e possibilitar ainda a identificação de serviços de saúde com potencial de intervenção. 

De acordo com uma das coordenadoras do núcleo de formação e pesquisa da PNH, Cleusa Pavan, a formação de apoiadores muda o alcance dos investimentos nos serviços de saúde. Em São Paulo, por exemplo, atualmente há mais de 14 grupos em diferentes regiões do estado com condições de intervir no serviço de saúde de forma mais potente. “A PNH se amplia com a inclusão dos apoiadores e com isso ganha o SUS que dá certo, afirma a psicanalista.

Para 2009, a previsão do núcleo de formação é que oferecer a formação de apoiadores nos estados  de Minas Gerais, Acre, Amazonas, Pará, Rio de Janeiro, Santa Catarina e também no nordeste do país. Para mais informações sobre o Núcleo de Formação da PNH, entre em contato com a coordenação através do fone 61 3315 3924.