Tecendo Redes: o início de uma partida!

15 votos

Coloco abaixo a carta-amiga de Regina Benevides dirigida a todos vocês, apoiadores da PNH da rede de saúde do MT!

Queridos amigos,

O início do curso da PNH em MT coincidia com minha anunciada partida para a África. O início do curso era partida. Como conjugar estes dois verbos: começar e partir?

Entro na grande sala de conferências e vejo, ali, profissionais de saúde-amigos parceiros da PNH que em intensos anos tudo haviam investido na utopia de um novo humanismo.Estranho humanismo que destitui o humano de sua ambição suprahumana.
Estranho e inquietante humanismo que coloca o humano ao lado, convocando-o ao que nele há de experiência comum, coletiva.

Ali estavam também profissionais de saúde que, insatisfeitos com o modo de fazer saúde, buscavam contatos, ligações que os permitissem mais fazer, mais querer, mais acreditar na saúde pública. Ali estava, no início e na partida, o desejo inventor de realidades, o desejo de um mundo melhor, possível para todos e qualquer um. Ali estava, no início e na partida, o elo da aposta radical na saúde pública, elo necessário para o curso, um curso e um desvio que me trouxe à África.

Daqui mando um beijo carinhoso. Daqui parabenizo todos vocês por continuarem a acreditar, inventar neste novo humanismo, na PNH, no SUS.

Moçambique, abril-2008, Regina Benevides