Vídeos do HumanizaSUS atraem participantes do Fórum Social Mundial

15 votos

A mostra é a oportunidade de a Política Nacional de Humanização marcar presença no Fórum Social Mundial, dar visibilidade à discussão sobre o SUS, mostrar que a humanização não nega as dificuldades do sistema público de saúde e coloca em análise os problemas existentes, apostando no SUS que dá certo.

O espaço destinado às rodas de conversa e vídeos comentados, é exemplo disso. Na tarde desta quinta-feira, as consultoras do HumanizaSUS Olga Matoso e Ana Rita Trajano comandaram as discussões no módulo do cordel, em torno do vídeo Ação Circular, que mostra a iniciativa do município de Itaboraí, RJ, com um ônibus que leva e traz os pacientes a diferentes unidades de saúde e suas residências. Matoso conduziu a discussão enfatizando a aplicabilidade de dispositivos do HumanizaSUS como o acolhimento com classificação de risco. A secretária executiva do Conselho de Saúde do município de Rondom – PA, trouxe à roda a necessidade de fortalecimento dos conselhos de saúde.


“Nosso município conta com oito equipes de saúde da família, todas funcionando de forma eficaz. ”Esse vídeo deve ser divulgado aos gestores. Eles devem ser conscientizados da importância de garantir o acesso à saúde à população. ” afirma ela.

“Para o SUS dar certo, é preciso haver construção. Seja um ônibus que transporta os doentes, seja um hospital inteiro, tijolo por tijolo é preciso que nos incluamos no processo de construção. Dos gestores, não pedimos tudo, só o apoio”, contrapôs a coordenadora da PNH na região norte, Teresinha Moreira.

Para outras informações da participação da Política Nacional de Humanização no Fórum Social Mundial, clique aqui.