BOI DA SAÚDE – VILA EMBRATEL (SÃO LUÍS-MA)

12 votos

 

 

 

 

 

Boi da Saúde
 
Quando conhecemos a história de construção e consolidação do SUS, observamos que ao longo do caminho ficaram pedaços e/ou momentos que marcaram esse processo de construção política e que precisam ser recolhidas para montar este grande quebra-cabeça que se encaixa perfeitamente quando as três grandes peças usuário, gestor e trabalhador abraçam esta história.
Então percebendo que esta história tão bela e de conquistas deveria ser mais divulgada, mais conhecida, pois foi conquistada pelo povo do nosso país, e que poucos cidadãos conhecem os avanços e as conquistas do SUS, através das rodas de conversas, das reuniões do GTH e partindo da premissa que o SUS é uma política de construção da democracia, a Unidade de Saúde da Família da Vila Embratel- São Luís do Maranhão resolveu utilizar a arte, a cultura popular no intuito de promover a saúde de acordo com os seus princípios e diretrizes, para tanto criamos o Bumba-meu-boi da saúde que foi construído no calor das discussões sobre reforma sanitária e todo o processo histórico da política de saúde no Brasil.
Produzimos o auto do boi como forma de sensibilizar o usuário, utilizando as figuras populares do Chico e da Catirina, assim como produzimos a toada do boi, utilizando o sotaque de Pindaré e da Ilha.
O Boi foi desenhado, costurado e pintado dentro da Unidade de Saúde com a participação de todos os trabalhadores, usuários e gestores.
Apresentamos o auto do bumba-meu-boi após o batizado do mesmo em uma grande quermesse no “terreiro” da unidade de saúde com a venda de comidas típicas; danças; doação de alimentos não-perecíveis que posteriormente foram distribuídos à comunidade carente.
Esta grande quermesse reuniu toda a comunidade com a representação de associações, escolas etc, e dançamos ao som do bumba-meu-boi da saúde que  concorreu a premiação na III Mostra de Saúde da Família.
 
Objetivo – promover a interação entre os trabalhadores, gestores e usuários do SUS, dividindo conhecimentos sobre a política de saúde.
 
OBS: Material enviado pela Secretaria de Saúde do Município de São Luís em reconhecimento ao empenho dos trabalhadores que tentam fazer um  " SUS QUE DÁ CERTO"  em seu cotidiano.
Parabéns para a Unidade da Vila Embratel e a grande Neusa, gerente ‘a época, que com sensibilidade e atitude coordenou tal projeto.
 
Luciana Abreu, Ernani Vieira e Lucyla Landim