POTENCIALIZANDO AS REDES DE CUIDADO EM SAÚDE MENTAL NA ATENÇÃO PRIMÁRIA

21 votos

Acolhimento a pessoas portadoras de sofrimento psíquico é um tema que me instiga a pensar, investigar e refletir, por isso resolvi trazer para nossa RHS. Pretendo ampliar nosso leque de discussão sobre esta tecnologia, que por vezes é "sub utilizada" por nossos serviços. Ocasionando o pior: o agravamento do sofrimento e a internação psiquiátrica, seja em hospital geral ou não.

Quais questões poderíamos levantar para avaliar melhor o uso da tecnologia acolhimento em saúde mental? Por que os profissionais não sentem-se motivados a atender esta "parcela" da população? Quais aspectos poderíamos reforçar no processo de escuta de um cidadão para identificar o mais precoce possível o sofrimento psíquico?

Estes questionamentos parecem que avançaram, mas as evidências nos trazem outras versões. Os CAPS por vezes sentem-se sós nesta REDE de apoio integral a saúde, como suas forças enfraquecidas, equipes esgotadas, que as vezes chegam a reproduzir "mini-manicômios" no dia-a-dia.

Em Passo Fundo, temos "um" promotor de justiça fazendo pressão para ampliar o Hospital Psiquiátrico, e o Hospital Geral que está aberto as internações gradeou uma "ala", mas não aumentou/qualificou/estimulou a equipe para este trabalho.