REDES QUENTES

11 votos

ACOLHIMENTO COM RECIPROCIDADE

Acolhimento é uma atitude de estar em relação com algo ou alguém, é nesse sentido, de ação de “estar com” ou “estar perto de”, que queremos afirmar como uma das diretrizes de maior relevância ética/estética/política da Política Nacional de Humanização do SUS.
Foi por ver esta situação que ficamos encantados do acolhimento com reciprocidade deste povo no qual fomos visitar no município de Maçambará.

Maçambará, cidade pequena com um pouco mais que 4.000 habitantes, uns 300 Km de Alegrete – RS e uns 800 Km da capital do Estado do Rio Grande do Sul.

Município com dificuldades operacionais à atenção, pois executa a maioria dos procedimentos assistenciais em São Borja onde é sua referência. Neste município precisam ser estruturadas algumas ações, os indicadores de saúde são favoráveis na implementação dessas ações.
Mas ainda deu para sentir um aconchego, um calor humano naquele município. A secretária e sua equipe muito acolhedora, fazendo seu trabalho de prevenção.
 

A ambiência totalmente mudada, visam a HUMANIZAÇÃO, confessam que a política de humanização é um verdadeiro desafio a ser construído em sua gestão com a necessidade de produzir saúde envolvendo o coletivo.

Apreciamos um acolhimento com as mulheres daquela cidade, aonde iria para Alegrete fazer mamografia que é um exame de suma importância para o diagnóstico antecipado ou como prevenção de uma das doenças que mais leva o óbito as mulheres. A secretária buscou 8 mulheres do interior do município fica mais ou menos 80 a 90 Km de distância da cidade. Dormiram em Maçambará de lá partiram às 4h da manhã para Alegrete.

O mais interessante o que nos chamou atenção foi a receptividade da secretária e da enfermeira para com estas mulheres. À noite fizeram uma roda de conversa sobre o exame que iriam fazer oferecendo um lanche, todas na roda fazendo a roda rodar.
Provocamos esta sensibilização e tivemos resultados produtivos. É emocionante vermos os picos que translada em nossa região, por um lado a desmotivação total em Itaqui – RS por outro lado em (Maçambará) o gestor, trabalhador e usuários comprometidos, fortalecidos aquecendo as redes, acreditando no SUS que DÁ CERTO isto faz a diferença.

Cira Lopes/HumanizaPAMPA – Alegrete – RS