CLASSIFICAÇÃO DE RISCO

10 votos

 

HOSPITAL MUNICIPAL DE MARINGÁ COMPLETA 1 ANO DE IMPLANTAÇÃO DO DISPOSITIVO "ACOLHIMENTO COM AVALIAÇÃO E CLASSIFICAÇÃO DE RISCO"

 

"Em resposta a uma ética de exclusão, estamos todos desafiados a praticar uma ética de solidadariedade." (Betinho)

 

Com o objetivo de organizarmos o fluxo de atendimento, humanizar a assistência oferecida a este cliente e melhorar as relações internas, iniciamos há exatamente um ano o Acolhimento com Avaliação e Classificação de Risco (AACR) em nosso hospital.

Após um ano de experiência, podemos dizer que a proposta no início foi um tanto audaciosa e bastante corajosa, principalmente porque éramos iniciantes nas práticas de humanização enquanto política, mas por outro lado altamente experientes e angustiados com o modelo de atenção praticado.

Após este período podemos concluir que muitas conquistas foram alcançadas, conseguimos reorganizar o nosso fluxo interno, priorizar o atendimento e diminuir a angustia de quem nos procura e também de nosso profissional. Hoje acolhemos o nosso usuário de maneira humanizada e responsável, despertamos um "novo olhar" ( de alguns) para o nosso próprio potencial e mostramos que este é de qualidade.

Neste um ano nos desafiamos, vencemos adversidades, tropeçamos, mudamos algumas concepções, enfim, nos adequamos. Mas o melhor de tudo é que foi possível abrir a roda de discussões e continuamos na tentativa de ampliá-la diariamente, incluindo sempre novos sujeitos em busca de nossa própria superação, em busca de um SUS humanizado e valorizado.

Parabéns a todos que direta ou indiretamente participou deste processo. Parabéns à equi pe de enfermagem do AACR que não desistiu frente às dificuldades. Parabéns à enfermeira Miriam que alavancou o projeto e audaciosamente iniciou esta nova metodologia de atendimento e de assistência. E àqueles que ainda não acreditam na singularidade deste dispositivo, deixo um convite, experimente um NOVO OLHAR, você irá se REENCANTAR.

"Nenhuma vitória pode ser obtida sem fidelidade à meta e sem longo esforço. Não há outro modo a não ser preserverar." (Sri Aurobindo)