Mostra Interativa vai auxiliar na implantação do HumanizaSUS no Mato Grosso do Sul

10 votos

Muito eficientes!A equipe da secretaria estadual de saúde responsável pela Mostra em Campo Grande !

 

Mostra vai auxiliar na implantação do HumanizaSUS no Mato Grosso do Sul

Esta é a percepção da gerente estadual de humanização no Mato Grosso do Sul, Silvana Dornelas. A abertura da Mostra HumanizaSUS aconteceu na manhã desta segunda feira, no Armazém Cultural e reuniu estudantes e trabalhadores da rede de saúde da capital sul mato-grossense.
Desde fevereiro, a equipe da secretaria estadual de saúde tem se mobilizado para viabilizar a realização da exposição, que fica aberta ao público até o próximo dia 16 de abril, de 8h às 21h, no centro da cidade. Ainda durante a mostra serão expostas oito experiências de humanização no estado.   Entre elas, a do indígena e monitor da Mostra Silvio Ortiz. O enfermeiro da tribo kaiwai relata os resultados do  programa de humanização e acolhimento ao indígena no Hospital da Universidade Federal da Grande Dourados. Segundo ele, houve melhora da qualidade das relações entre usuários, funcionários e a instituição. “Na rede SUS, os indígenas são excluídos e há muitas barreiras, mas estamos aqui para  mudar isso”, afirma ele, que é intérprete da FUNASA e há dez anos trabalha na atenção básica. Cerca de 100 monitores participam desta itinerância da exposição, vindos de outras três diferentes cidades do estado, além da capital. O indígena espera que sua participação nas monitorias divulgue e sensibilize os visitantes e o governo para a questão da saúde indígena.
A mostra no Mato Grosso do Sul antecede o 2º Congresso de Saúde Coletiva, que tem expectativa de público de mais de dois mil participantes de todo o Brasil. A coordenação nacional do HumanizaSUS participa de oficina temática no primeiro dia do evento.
A TV Mirante (afiliada da Rede Globo no estado), a Tv Regional, ao Jornal Folha do Povo e também a TV do governo estadual fizeram visita à Mostra e até agora,  até agora, sete diferentes sites divulgaram a abertura da exposição.
https://www.noticias.ms.gov.br/index.php?templat=vis&site=136&id_comp=1068&id_reg=60088&voltar=home&site_reg=136&id_comp_orig=1068

https://www.msnoticias.com.br/?p=ler&id=9097

https://www.midiamax.com/view.php?mat_id=478569

https://www.pantanalnews.com.br/contents.php?CID=24455

https://www.diarioms.com.br/leitura.php?can_id=35&id=93566

https://www.agorams.com.br/index.php?ver=ler&id=146470

https://portal.saude.gov.br/portal/aplicacoes/noticias/default.cfm?pg=dspDetalhes&id_area=124&CO_NOTICIA=10062

No estado, o HumanizaSUS está sendo estruturado desde agosto do ano passado. A secretaria de saúde conta com um grupo de trabalho de humanização (GTH) com 120 participantes de todo o estado, que se reúnem mensalmente. A previsão é que em maio, será lançada a política estadual de humanização, em um seminário na capital. 
 Também na primeira semana de maio a Mostra HumanizaSUS será lançada na capital baiana, Salvador.

 

Outras informações sobre a Mostra HumanizaSUS em Campo Grande estão nas notícias abaixo: 

Indígena é monitor da Mostra HumanizaSUS

Central de Transplantes faz cadastro de medula óssea