III – Encontro Macrorregional Norte de Humanização

18 votos

III ENCONTRO MACRORREGIONAL NORTE/RS HUMANIZA SUS

I MOSTRA MACRORREGIONAL DE EXPERIÊNCIAS DE HUMANIZAÇÃO

Local – Auditório 8 da URI CAMPUS Erechim

Data-22/03/2009

 

Os “ventos” soprando forte por aqui, as alunas apoiadoras da UP Minuano, a Tutora Carolina Santos da Silva, foram as anfitriãs deste grande encontro em Erechim “Capital da Amizade”, conforme programação do Ministério da Saúde, UFRGS,  Escola de Saúde Pública e rede HUMANIZA SUS.

Apesar do frio e da garoa (para alegria dos gaúchos), as redes estavam quentes, compartilhando experiências, produzindo saberes e publicizando o SUS que dá certo.

Para orgulho desta aluna-apoiadora, iniciamos o encontro citando no protocolo a história do SUS, composição de toda UP, uma palhinha para os leitores:

A Política Nacional de Humanização é o SUS de cara nova… é o SUS tomado em sua perspectiva de rede, comprometida com a defesa da vida, rede que inclui todos os sujeitos: profissionais da saúde, usuários e cidadãos; SUS contagiado por atitudes e ações humanizadoras em todas as escalas; a humanização passa a ser eixo articulador de todas as práticas em saúde e destaca o aspecto subjetivo presente em qualquer ação humana: “olhar cada sujeito em sua história de vida e como sujeito de um coletivo – sujeito da história de muitas vidas.”

A Unidade de Produção Minuano em sua segunda edição é composta por 12 trabalhadoras do SUS, sob a Tutoria, da Terapeuta Ocupacional Carolina Santos da Silva, e representam os seguintes municípios: Machadinho, Carazinho, Passo Fundo e Camargo Sanaduva, pertencentes a 6ª Coordenadoria Regional de Saúde. Erechim pertencente  a 11ª Coordenadoria Regional de Saúde. Sagrada Família e Dois Irmãos das Missões, pertencentes a 15ª Coordenadoria Regional de Saúde e Tenente Portela pertencente a 19ª Coordenadoria Regional de Saúde.Compreendendo a importância deste movimento em nossos municípios de origem temos orgulho de fazer parte da PNH. Temos orgulho de ter o prestígio e apoio de todos vocês, além de muitas outras pessoas que almejam um SUS humanizado.

Logo após o Coral do CAPS II, formado por usuários, encantou a todos, convidado pela aluna apoiadora Sonia Ferreira.

A seguir, a Sra.Miriam Dias,da Escola de Saúde Pública-RS, contagiou os presentes com a apresentação: Redes de Trabalho e Atenção em Saúde, avanços e desafios.

Depois do cafezinho o Grupo Humaniza do Hospital Santa Terezinha, realizou uma apresentação lúdica conscientizando sobre o “combate as drogas). Sob o tema, – Ampliando nossas redes, citamos a Colega apoiadora Marisandra Cardoso, Tutora Lúcia Crescente e Prof. Gilmar Poli- A implantação do Acolhimento no Hospital de Caridade de Ijuí.

Tutora Carine Nied- A experiência em Humanização do Hospital Santa Cruz.

Prof. Evelize Berlesi –A saúde do Idoso e Humanização-Experência UNIJUI.

A participação dos presentes, a organização do encontro, estavam quentes como o nosso chimarrão.

Na parte da tarde aconteceram as rodas paralelas de conversas temáticas: assistência Farmacêutica, GTH, Política do idoso, Atenção Primária à Saúde, Clínica Ampliada e Saúde Mental.

 Avaliado pela comissão científica da UP, foi premiado o pôster destaque;

A seguir,  Claudia Mathes, interagiu e contagiou os presentes com a apresentação da rede HUMANIZASUS, sua abrangência, potencialidade e afetabilidade, deixando um gostinho de quero mais.

Encerrando os trabalhos, Miriam Dias, Lúcia Crescente, Carolina Santos da Silva,  André Meira e todas alunas apoiadoras envolveram os presentes com o tema compartilhando redes temáticas.

Não tem como expressar em palavras o agradecimento a todos que fizeram parte do sucesso deste encontro.