MOBILIZAÇÃO NACIONAL PRÓ-SAÚDE DA POPULAÇÃO NEGRA

11 votos

Com apoio do UNFPA, mobilização combate racismo nos sistemas públicos de saúde
30 de outubro de 2012 · Notícias
A Mobilização Nacional Pró-Saúde da População Negra 2012, que tem como novo lema “Vida longa, com saúde e sem racismo!”, promove ações estratégicas e debates sobre o acesso da população negra brasileira à saúde, em parceria com o Fundo das Nações Unidas para Populações (UNFPA) por meio do Programa Interagencial de Promoção da Igualdade de Gênero, Raça e Etnia. A iniciativa vai até 20 de novembro, data em que se comemora o Dia Nacional da Consciência Negra, e tem apoio do Fundo para o Alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).
Colaborando em especial para a redução dos altos índices de mortes entre a população negra, a Mobilização concentra-se no enfrentamento do racismo institucional no SUS e no processo de implementação da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra nos estados e municípios. As atividades vão desde o repasse de informações em salas de espera até encontros, seminários, tendas temáticas e rodas de conversa com gestores e conselheiros de saúde nas cidades. O objetivo é que a sociedade civil se envolva e um maior número possível de pessoas participe.

Assuntos como esse, discutidos durante o Ano Internacional dos Afrodescendentes, motivaram a ONU a estabelecer o período de 2012 a 2022, como a Década Internacional dos Povos Afrodescendentes. O objetivo é debater avanços obtidos e lições aprendidas, mas, principalmente, superar os desafios fonte:https://www.onu.org.br/com-apoio-do-unfpa-mobilizacao-combate-racismo-nos-sistemas-publicos-de-saude/