Rede de Apoio à Maternidade Ativa – Coletivo feminino em favor da humanização do parto

10 votos

A R.A.M.A surge da vontade de fortalecer e difundir um novo nascer na cidade de Natal, RN. O nome da Rede é um chamado à tod@s para que se empoderem novamente do momento do parto e deixem brotar em seus corações a Rama de amor pelo seu corpo, seu ventre e sua força de fêmea; para que acreditem nesta força e lutem pela humanização de seus partos, tornando-se protagonistas deste momento único que é inteiramente da mulher.

 

https://redematernidadeativa.blogspot.com.br/p/missao-da-rama.html

A Rede tem como objetivo auxiliar no processo de empoderamento das mulheres que desejam trazer seus filhos ao mundo de uma maneira mais natural e menos tecnicista, para isto foram realizadas em 2011 as seguintes ações:

– Círculos de Mulheres: Exploração do feminino em todos os aspectos – físicos, emocionais, psicológicos, espirituais, sociais, políticos, imaginário, etc.

– Rodas de Gestantes (parceria PermaSer): Implementação do Projeto Ciranda Grávida – Educação perinatal, preparação e empoderamento à gravidez, parto (domiciliar e hospitalar) e maternidade ativa e conscientizada dirigida à mulheres grávidas (mais informações aqui: https://redematernidadeativa.blogspot.com.br/p/projeto-ciranda-gravida.html ).

– Realização do 1° Mamaço e 1° Slingada de Natal (mais informações aqui: https://filhaterra.blogspot.com/2011/10/no-dia-12.html).

– Participação no Fórum Perinatal de Natal – RN: Integrando o Comitê de Morte Materna como sendo um dos interlocutores ativos e um dos representantes da comunidade.

– Participação na Conferência Municipal da Mulher, Natal e Parnamirim – RN, e na Conferência Estadual da Mulher: Apresentação de temas e resoluções sobre Direitos da Mãe e Bebê e violência contra mulheres à nível obstétrico (mais informações aqui: https://filhaterra.blogspot.com/2011/08/ii-conferencia-municipal-da-mulher_25.html).

– Participação na Conferência Nacional de Políticas Públicas para Mulheres em Brasília: Uma moção contra a Violência Obstétrica, assinada por 17 associações e/ou sociedade civil brasileiras, foi apresentada e aprovada na Conferência.

– Plantões Voluntários de Doulas Comunitárias: Na Maternidade de Felipe Camarão, Natal – RN.

– Apoio ao Treinamento dos Agentes de Saúde do PSF de Guamaré-RN: Apoio à Gestante durante a gravidez, parto e amamentação. Treino efetuado por Dra Edilsa Pinheiro (Obstetra), Profa. Rhomy Guimel, Profa. Regine Marton (Enfermeira Obstetra).

 

E neste próximo dia 11 de novembro, teremos a penúltima edição da Ciranda Grávida. Encontro aberto a todos que queiram somar no resgate do protagonismo feminino sobre o ato do gestar, parir, amamentar e maternar. Vamos juntos cirandar?