HGV realiza o Quarto Módulo de Qualificação de Gestores

12 votos

No HGV e HILP estão sendo capacitados 120 profissionais, sendo 60 de cada instituição.

Com o tema “Redes de Atenção a Saúde”, ministrado pela coordenadora do Comitê Estadual de Humanização do Piauí, Ana Maria Eulálio, aconteceu nesta segunda-feira, o Quarto Módulo do curso de Qualificação de Gestores do Hospital Getúlio Vargas (HGV) e do Hospital Infantil Lucídio Portella (HILP).

Ana Maria Eulálio explica que é importante entender o conceito de Rede para que o Sistema Único de Saúde (SUS) tenha uma porta de entrada mais  resolutiva. Segundo ela, se desde o início, os investimentos do SUS tivessem sido para a promoção da saúde, o Sistema estaria melhor. “Pois quando a atenção básica é resolutiva, as filas e demandas dos hospitais são reduzidas,”ressalta.

Ela disse ainda que o Art.198 da Constituição Federal de 1988 coloca muito claro que as ações e serviços de saúde devem integrar uma rede regionalizada e hierarquizada, o que possibilita uma organização dos serviços e melhora o acesso ao usuário. Ele enfatiza que o Piauí está organizado em 11 regiões de saúde e que as ações e serviços estão sendo descentralizados. “O que não pode mais é ter Teresina concentrando toda a atenção terciária e secundária”, explica.

No Piauí, está em fase de implantação a Rede Cegonha, a Rede Urgência e Emergência, a Rede de Atenção Psicossocial, a Rede de Atenção as Doenças Crônicas e a Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência.

O curso, que iniciou em outubro deste ano, tem como objetivo capacitar os membros do Colegiado Gestor dos dois hospitais públicos do Estado, citados anteriormente. Baseado nos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e na Política Nacional de Humanização (PNH), o Colegiado Gestor tem como função proporcionar uma gestão mais participativa e eficiente.