ENCONTRO DE COLEGIADOS E COGESTÃO

10 votos

 

O I Encontro Municipal de Colegiados de Humanização e Cogestão ocorreu durante o dia 13/11 no Espaço Multicultural da Orla Taunamã, com a participação de mais de 120 pessoas entre profissionais de saúde,conselheiros e estudantes da área da sáude.

O primeiro painel com o tema "O panorama da humanização no município de Boa Vista" foi proferido pela assessora de humanização Lucimara Araújo,falando sobre a história da PNH no município desde a implantação da PNHAH no Hospital da Criança Santo Antônio no ano 2001 até os dias atuais com as novas possibilidades a partir do apoio dos consultores da PNH. Na sequencia 02 médicas da ESF que cursam residência médica em saúde da família apresentaram "Experimentações de cogestão nas unidades básicas", como os profissionais tem vivenciado esse processo através da construção coletiva nas UBS e rodas de conversa com a comunidade, e promovendo a troca de experiências. Os apoiadores Jamison Nascimento e Rosário Maciel conduziram uma roda de conversa sobre as potencialidades da cogestão, a partir dos anseios dos participantes, na parte da manhã. A tarde foi feito uma síntese dos principais pontos apresentados pela plenária como: participação social, sustentabilidade das ações, valorização do trabalho e do trabalhador, mobilização e inclusão de novos atores. E a partir desses pontos construimos uma análise dos avanços, desafios e estratégias possíveis para o apoio aos profissionais.

No balanço geral o encontro foi muito potente, mobilizando novos atores para o processo e provocando o despertamento dos profissionais sobre as ofertas da PNH, em especial sobre o tema do encontro – A cogestão.

Agradecemos a todos que colaboram para essa construção coletiva!