GRUPO TERAPÊUTICO DORSALGIA Brusque SC

10 votos

A dor nas costas é uma das doenças mais frequentes na população mundial. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que 80% da população mundial terá, ao menos, um episódio de dor nas costas durante a vida.
No Brasil é considerada a doença crônica mais comum, atingindo cerca de 36% da população, segundo dados da Escola Nacional de Saúde Pública.
Objetivo: Orientar, prevenir, de maneira teórico/prática, a população buscando diminuir os índices de acometimentos patológicos da coluna, neste intuito foi criado o grupo terapêutico de dorsalgias nas ESF´s de Brusque.
Metodologia: Pacientes com diagnóstico de lombalgia, lombociatalgia, cervicalgia, fibromialgia são encaminhados pelo médico da família para o grupo terapêutico que acontece semanalmente dentro do auditório de seis UBS´s do município. Grupo teórico prático onde a parte teórica acontece por meio de material explicativo, ilustrativo numa roda de conversa onde se orienta, discute e troca-se ideias sobre os fatores de risco, ergonomia, postura, sintomas e tratamento. Na prática são desenvolvidas atividades físicas terapêuticas baseada nas técnicas de Pilates solo que objetivam alongamento, fortalecimento muscular, reeducação postural e  também alívio dos sintomas, pois os músculos fortalecidos auxiliam na flexibilidade e controle postural. São utilizados materiais como: tatames de EVA, bolas terapêuticas, faixas para alongamento. As atividades são orientadas pelo fisioterapeuta do Núcleo de Apoio à Saúde da Família com o apoio de duas Agentes Comunitárias de Saúde da ESF.
Resultados: Diminuição nas filas de espera por médico especialista, impactando na busca pelo “saber conviver” com o problema trazendo melhorar a funcionalidade das atividades da vida diária, corresponsabilizando o paciente pelo tratamento. Diminuição das filas de espera pelo tratamento de Fisioterapia. Orientação e prevenção do agravamento do quadro patológico. Ganho expressivo na qualidade de vida dos pacientes.

 

Marcelo Debrassi
Fisioterapeuta – CREFITO 56644
Núcleo de Apoio à Saúde da Família