HU é avaliado para servir de Centro de Apoio ao Parto e Nascimento do MS

10 votos

Visita aconteceu dia 01 de novembro e objetiva avaliar as boas práticas de humanização direcionadas ao parto e nascimento desenvolvidas em 14 maternidades do Brasil.

 

    Técnicos do Ministério da Saúde, do Hospital Sofia Feldman e da Rede Cegonha no Maranhão visitaram no dia 01 de novembro as instalações do Hospital Universitário da UFMA – Unidade Materno Infantil. A visita objetiva avaliar as boas práticas de humanização direcionadas ao parto e nascimento desenvolvidas em 14 maternidades do Brasil e destas serão selecionadas cinco para servirem de Centro de Apoio ao Parto e Nascimento do Ministério da Saúde, estes farão parte do Projeto Rede Cegonha.

 

     

    O primeiro momento foi reservado para uma conversa com os gestores, onde foram discutidos o modelo de gestão, financiamento, processos e rotinas para melhor entendimento das atividades da Instituição. No segundo momento foi realizada a visita pelas dependências da Unidade Materno Infantil onde foram visitados os Serviços de Banco de Leite Humano, de Ginecologia e Obstetrícia (ambulatórios e centro de parto), e de Neonatologia (UTI neonatal e unidade intermediária).

   Na ocasião estavam presentes a consultora da PNH do MS, Célia Nicolotti; a técnica da ATSCAM – Área Técnica de Saúde da Criança e Aleitamento Materno do Ministério da Saúde, Ana Paula Cruz; a terapeuta ocupacional do Hospital Sofia Feldman – MG, Erika Dittz;  a apoiadora da Rede Cegonha no MA, Graça Lima; a apoiadora da Rede Cegonha no MA, Benta Lopes; o diretor  geral do HUUFMA, Vinicius Nina; a diretora adjunta de planejamento do HUUFMA, Joyce Lages; a chefe do Serviço de Ginecologia e Obstetrícia do HUUFMA, Marília da Glória Martins; a chefe do Serviço de Neonatologia do HUUFMA, Marinéia Vale; a chefe do Banco de Leite do HUUFMA, Feliciana Pinheiro; e a consultora da ATSCAM do Ministério da Saúde, Zeni Lamy.

Fonte: ASCOM – HU