TERCEIRO MÓDULO DO CURSO DE FORMAÇÃO DE FORMADORES PARA A POLÍTICA DE HUMANIZAÇÃO

15 votos

Nos dias 26, 27 e 28 de novembro de 2012 aconteceu em Roraima o terceiro módulo do curso de Formação de Formadores para a Política de Humanziação.

Neste módulo trabalhou-se as temáticas: Acolhimento e Classificação de Risco; Clínica Ampliada/Projeto Terapêutico Singular e Planejamento, Monitoramento e Avaliação. Estiveram  conduzindo os trabalhos o consultores Jamison Nascimento, César Gustavo, Cecilia Marques e Rosário Portela.

No primeiro momento do módulo, os grupos apresentaram as atividades de dispersão, que constou na realização de uma roda de conversa nas unidades onde foram realizados atividade referente ao primeiro módulo, que constava na analise de cenário, dos modos de gestão e atençãodo referente ao primeiro módulodo referente ao primeiro mó, a . As unidades trabalhadas pelos grupos foram: Hospital Materno Infantil Nossa Senhora de Nazaré, Policlínica Cosme e Silva, Unidade de Saúde Cinturão Verde. Unidade de Saúde Buritis, CEREST, UISAM

Os momentos de apresentação foram momentos muito ricos, pois trouxeram as vivências do grupo durante a construção do processo, experimentação da roda, do coletivo, das diferenças, assim como da contextualização da realidade de cada unidade.

As temáticas trabalhadas trouxeram sentido e direção ético-política para lidarmos com os desafios e problemas  na perspectiva de formentarmos novas práticas de gestão e cuidado, saindo do sintoma e buscando agir naquilo que produz o problema. 

A cada módulo, percebe-se as mudanças de olhares sobre os modos de fazermos  e produzirmos saúde. O aumento da corresponsabilização e implicação na construção de um sistema de saúde onde gestores, trabalhadores e usuários possam trabalhar juntos para o SUS de todos e para todos.