HOSPITAL E MATERNIDADE: IMPORTÂNCIA DAS RODAS EM 2012

12 votos

O ano de 2012 no HMMS foi de mudanças com ampliações e deslocamentos de setores e para  chegarmos a um consenso quanto ao horário mais adequado para a realização das rodas do GTH. Várias aconteceram a partir do segundo semestre com a presença da Luciana Abreu consultora da PNH/NE II acompanhada por  Salomé Viana Coordenadora do Comitê Estadual de Humanização/MA, tivemos também a presença da Benta Lopes Apoiadora da Rede Cegonha/MS trazendo as orientações para melhor desempenho da maternidade. Os meses de novembro e dezembro foram produtivos no contexto da PNH, adequação do Regimento Interno do GTH (com base no que está disponibilizado no site do Ministério da Saúde), criação das comissões.

    

  

                                 

Em resumo: No dia 23 de novembro a roda tratou sobre a importância do cumprimento da Lei do Acompanhante, as ações desenvolvidas com a participação de representantes dos vários setores da Maternidade: Diretor Geral Frederico Barroso, Apoiadora Local da Rede Cegonha Graça Lima, coordenadores, supervisores, trabalhadores e acompanhantes.

 

Dando início as discussões, Graça Lima fez uma breve explanação do que vem a ser a PNH,  importância desse novo olhar em relação ao parto: “gravidez não é doença. Por isso a Maternidade é um hospital diferenciado, pois a mulher que vai parir precisa de cuidados, não de tratamento”.
Salomé Viana – Coordenadora do Comitê Estadual de Humanização/MA ressaltou que as discussões em roda oportunizam ao profissional repensar sua prática, aprimorando-se nas trocas de experiências relatadas.
Foi dada a palavra às acompanhantes que mostraram satisfação em poder usufruir do atendimento humanizado, que permite a presença dos membros da família nesse momento único na vida da mulher, com o apoio técnico e as orientações da equipe de profissionais que assistem à parturiente.
Em sua fala, a assistente social Sílvia Leite discorreu sobre a URGÊNCIA das adaptações às diretrizes da PHN e seus dispositivos que é fundamental ao trabalho dos profissionais  “o grupo
todo entendendo que a Humanização é um processo de construção coletiva, contínua, que depende da ação de cada um para obtermos os resultados" 

           

O diretor Frederico Barroso declarou-se um militante da causa defendida pela PNH, disse também que já houve avanços significativos na implementação da Política, mas que ainda há muito a ser feito: “A Maternidade tem o foco na assistência e no cuidado com a gestante. Breve, o HMMS concluirá a adequação do espaço, e todas as parturientes desfrutarão do direito ao acompanhante em tempo integral. Finalizando o encontro, ouvimos a colocação de um avô que estava visitando o neto recém nascido, e fez questão de agradecer aos profissionais presentes o empenho e a qualidade do atendimento prestado tanto a parturiente, sua filha, quanto aos demais membros da família, com informações e esclarecimentos durante todo o processo do pré ao pós parto.