ARTIGO INFORMATIVO III PUBLICADO 03/01/2013

14 votos

 

 

Boa tarde a todos os nossos seguidores e companheiros de luta,

 

Após o recesso de final de ano, nós do Grupo CONCIES, voltamos com muito mais desejos de mudança, novos diálogos e novas parcerias nesse ano que se inicia. Aproveitamos esse espaço para desejar a todos UM EXCELENTE 2013 COM MUITA SAÚDE MENTAL!

Foi publicado ontem, dia 03/01/13, o terceiro artigo informativo do CONCIES intitulado como “CAMPANHA DE COMBATE ÀS DROGAS: UMA DISCUSSÃO SOBRE O FAZER PREVENÇÃO E AS AÇÕES MIDIÁTICAS PAUTADA NA POLÊMICA E NO HORROR”. E, foi a partir do tema drogas, em especial o crack, que vem sendo considerado um tema polêmico e midiático, que decidimos em grupo questionarmos a respeito das campanhas utilizadas para o combate das drogas. Tais questionamentos surgiram a partir de uma campanha de natal que estava passando no mês de dezembro nos canais de televisão (segue em anexo ou através do link https://www.youtube.com/watch?v=0pNieN4uK58) e que não difere das demais campanhas caracterizadas pela entonação polêmica e tendenciosa, que temos presenciado na televisão. Nota-se nesta campanha e entre outras como “Diga não às drogas”, “Drogas, nem morto”, “Crack, nem pensar”, a presença de imagens fortes e violentas, com situações precárias e de desesperado de quem faz o uso droga.
Com isso, buscamos através de diálogos, refletirmos quais são os efeitos provocados por este tipo de campanha. Essas campanhas são elaboradas de maneira a prevenir, ou apenas intencionadas a chocar e amedrontar as pessoas?

Acessem ao artigo completo em em nosso site https://www.concies.com.br/artigos_15.html

CONCIES – Grupo Coletivo de Discussão e Trabalho em Saúde Mental