Palestras reforçam importância da amamentação na Evangelina Rosa

11 votos

Depois da alta hospitalar da Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER) as pacientes têm um compromisso: Elas participam de uma palestra sobre aleitamento materno realizada diariamente pelo Banco de Leite Humano da Instituição. Na pauta, instruções sobre amamentação e
e a importância do uso exclusivo do leite até o sexto mês de vida. Durante a palestra, as mães são esclarecidas a respeito do preparo das mamas, do que fazer se o leite não descer e qual a melhor posição para amamentar.

De acordo com a coordenadora do Banco de Leite, Vanessa Paz, o objetivo da palestra é sensibilizar as mães sobre os benefícios do aleitamento e evitar a introdução precoce de outros alimentos à dieta do recém-nascido. “A nossa meta é que estas mães saiam da maternidade com a proposta de aleitamento exclusivo durante os seis primeiros meses de vida do bebê”, destaca a coordenadora.

Amamentar pode ser uma maneira de reforçar o vínculo com o filho. O leite materno é o alimento exclusivo para um bebê até o sexto mês, pois nele encontram-se os nutrientes necessários para uma vida saudável. A mãe pode e deve continuar a amamentar seu filho até o segundo ano, sempre que a criança pedir. Já é comprovado que crianças que recebem o leite materno, são menos propensas a desenvolverem uma série de doenças, tais como bronquite, resfriado e anemia.

O Banco de Leite Humano oferece todo o suporte para esclarecer as mulheres, sobretudo, as mães de primeira viagem, geralmente as mais inseguras quanto ao processo de amamentação. Além disso, a equipe aproveita o momento das palestras para sensibilizá-las quanto a importância da doação do leite humano. “É um momento que a gente faz um apelo às mães para que elas se tornem doadoras”, completa Vanessa