Teleconferência sobre o Prontuário do SUAS
Compartilhando esta importante informação da SNAS
Brasília, 15 de Fevereiro de 2013
Teleconferência sobre o Prontuário do SUAS
A Secretaria Nacional de Assistência Social/MDS apresentará o Prontuário do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e os aspectos da gestão do trabalho e da vigilância socioassistencial nesta segunda-feira (18), das 9h às 10h30.
A teleconferência será transmitido ao vivo pela TV NBR e pela internet, terá a participação dos seguintes representantes do ministério: Denise Colin, secretária nacional de Assistência Social; Simone Albuquerque, diretora do Departamento de Gestão do Suas; Lea Braga, diretora do Departamento de Proteção Social Básica; Luís Otávio Farias, coordenador geral de Vigilância Socioassistencial; e José Cruz, coordenador Geral de Gestão do Trabalho no Sistema Único de Assisstência Social-Suas.
A teleconferência será exibida ao vivo para todo o Brasil. O público poderá participar por telefone e e-mail e fazer perguntas, que serão divulgadas durante o programa.
A NBR reapresentará a teleconferência nos dias 20 (quarta-feira), às 9h; 22 (sexta-feira), às 15h; e 24 (domingo), às 13h.
Saiba mais:
https://www.mds.gov.br/saladeimprensa/noticias/2013/02/teleconferencia-apresenta-prontuario-do-suas
Conselho Nacional de Assistência Social
https://www.mds.gov.br/cnas
Por Emilia Alves de Sousa
O Sistema Único de Assistência Social (Suas) é um sistema público que organiza, de forma descentralizada, os serviços socioassistenciais no Brasil.
O Suas organiza as ações da assistência social em dois tipos de proteção social. A primeira é a Proteção Social Básica, destinada à prevenção de riscos sociais e pessoais, por meio da oferta de programas, projetos, serviços e benefícios a indivíduos e famílias em situação de vulnerabilidade social. A segunda é a Proteção Social Especial, destinada a famílias e indivíduos que já se encontram em situação de risco e que tiveram seus direitos violados por ocorrência de abandono, maus-tratos, abuso sexual, uso de drogas, entre outros aspectos.
Os espaços que viabilizam essas ações são: 1- Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) que oferta os serviços da Proteção Social Básica nas áreas de vulnerabilidade e risco social; 2- Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) oferece serviços especializados e continuados a famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos como violência física, psicológica, sexual, tráfico de pessoas, cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto etc.