Evangelina Rosa inicia calendário de cursos para gestantes

15 votos

A Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER)  iniciou, nessa quinta-feira (28), o calendário de cursos voltados para gestantes, com aulas teóricas e expositivas. A atividade, que este ano será dividida em cinco módulos, é gratuita e acontecerá a cada 30 dias, sempre às quintas-feiras, no Instituto de Perinatologia do Piauí, que fica ao lado da MDER.

Os cursos serão administradas por uma equipe multiprofissional composta por enfermeiros, assistente social, psicólogos, nutricionistas e fisioterapeutas da MDER.

As aulas irão abordar temas como nutrição, amamentação, preparação para o parto, cuidados com o recém-nascido e apoio psicológico. Além disso, durante o curso, a equipe irá incentivar o vínculo familiar nesse momento tão especial que é o nascimento de um filho.

Para a enfermeira Cláudia Rodrigues, coordenadora dos cursos, as atividades tem o objetivo de minimizar a ansiedade das futuras mães, além de prepará-las para o momento do parto e orientá-la sobre os cuidados com o recém-nascido. “Aqui nós orientamos como as grávidas devem se alimentar e esclarecemos sobre todos os sintomas da gravidez. São aulas dinâmicas e as mulheres podem trocar experiências com as demais alunas”, afirma a enfermeira.

O último módulo do curso será voltado para o planejamento familiar e prevenção das doenças sexualmente transmissíveis. As gestantes serão esclarecidas sobre os métodos anticoncepcionais e a importância de programar o crescimento da família.