Saúde indígena é tema de formação de apoiadores do Ministério da Saúde na próxima semana

17 votos

De 11 a 13 de março acontece a primeira oficina do Projeto de Apoio da Secretaria de Atenção à Saúde Indígena (SESAI) aos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI), em Brasília – DF. A iniciativa vai preparar apoiadores em cada um dos 34 Distritos no país. Esta é uma das estratégias de reestruturação do Subsistema de Atenção à Saúde Indígena e sua consolidação no SUS.

Participam da primeira oficina 15 apoiadores previamente selecionados por sua experiência no SUS e em saúde indígena. O projeto pretende reorganizar e qualificar a atenção à saúde nos DSEI, e promover a articulação regional com as demais áreas do SUS.

Esses  trabalhadores vão apoiar a execução do Plano Distrital de Saúde Indígena, apoiar a inserção da saúde indígena nas redes de saúde regionais, municipais e estaduais, incluindo os DSEI nas redes temáticas prioritárias do SUS. Os apoiadores também vão trabalhar na implementação da regulação da assistência à saúde no SUS e apoiar a implementação de diretrizes das políticas nacionais de saúde, para garantir a inclusão da especificidade indígena nessas políticas.

Para a primeira etapa, serão realizadas ações inéditas em 15 DSEI selecionados:  : Araguaia, Pernambuco; Bahia; Altamira; Alto Rio Purus; Alto Solimões; Interior Sul; Kaiapó do Mato Grosso; Leste de Roraima; Maranhão; ; Médio Rio Solimões e Afluentes; Tocantins; Vale do Javari;Yanomami e Potiguara. Dos 15 DSEI selecionados, 12 deles são considerados prioritários e foram selecionados devido à vulnerabilidade da população indígena e por concentrarem cerca de 70% das mortes de crianças menores de um ano em 2011.

O projeto possui três eixos de ação: a organização da atenção à saúde indígena, a governança regional e organização da gestão em cada DSEI.  Espera-se que o trabalho dos apoiadores  regularize e fortaleça  a atenção primária nas aldeias, reduza o número de óbitos materno-infantis, possibilite a participação de gestores e profissionais da saúde indígena nas instâncias colegiadas, promova o controle social e a participação na gestão da saúde indígena, com acolhimento aos usuários indígenas nas unidades de saúde  de acordo com o contexto intercultural dos povos indígenas, entre outros.
A segunda etapa do Projeto de Apoio aos Distritos Sanitários Especiais Indígenas acontece ainda no primeiro semestre de 2013 e vai ampliar as ações aos demais DSEI que integram o Subsistema de Atenção à Saúde Indígena no SUS (SASI-SUS).

O Projeto é realizado pelo Ministério da Saúde, por meio do Departamento de Atenção à Saúde Indígena (SESAI) em parceria com a Política Nacional de Humanização (Secretaria de Atenção à Saúde). A PNH apoiou a  elaboração do  Projeto e vai ofertar as metodologias do apoio institucional para a execução das atividades dos apoiadores nos DSEI. O coordenador nacional da PNH Gustavo Nunes de Oliveira ressalta que os apoiadores da PNH que atuam em regiões com população indígena e os apoiadores da SESAI vão atuar juntos,  num movimento de mútua referência. “A PNH vai dar suporte sobre apoio institucional e os apoiadores SESAI,  no que se refere às questões específicas de saúde indígena,” disse. Além disso, a PNH criou a comunidade Saúde Indígena, na Rede HumanizaSUS para  discussão específica sobre o tema e troca de informações entre o Ministério da Saúde e os apoiadores.

Confira abaixo a programação da Oficina na próxima semana:

Segunda-Feira – 11/03/13
9h: Abertura com Sec. Antônio Alves (SESAI), Sec. Helvécio Miranda (SAS), Mariana Ferron (DASI), Gustavo N. Oliveira (PNH), Edmilson Canali (SESAI) e Mariana Amorim (CGASI)
10:30 Apresentação da proposta do encontro e do Projeto apoiadores de saúde
Indígena Mariana Ferron (DASI)
14h às 17: Apoio institucional e apoio integrado – Gustavo N. Oliveira (PNH)

Terça-Feira 12/ 03/13

9h: Contextualização sobre decreto nº 7.508 (DAI), Redes de atenção à saúde (DARAS)
10:15h: Rede Cegonha, saúde da mulher e saúde da criança Amorim
14h: Saúde mental
15h: Rede de Urgência e Emergência
16h: DAB

Quarta-feira 13/03/13

9h: PNH
10:15h: Apresentação da metodologia de construção do plano de trabalho
14h: Construção do plano de trabalho, tendo como partida as análises de contexto dos DSEIS que os apoiadores tiverem construído até então.
17h: Combinações gerais e pactuação do cronograma
Outras informações sobre a Articulação da Saúde Indígena estão disponibilizadas no ambiente do DASI no sítio da SESAI na internet.

Clique aqui e saiba mais sobre a o Projeto de Apoio da SESAI aos DSEI .