HUMANIZAR….. COMO?

11 votos

HUMANIZAR….. COMO?
A primeira vez que ouvi falar em Humanização na saúde foi em 2003. Eu era o engenheiro responsável pelo setor de manutenção do Hospital Universitário recém inaugurado. Tudo ali era novo, embora alguns equipamentos retirados das caixas já estavam com suas garantias vencidas devido ao tempo em que o prédio ficou abandonado. As recepções possuíam grades para proteger os funcionários de alguma agressão de usuário/paciente. Foi solicitado que se tirassem estas grades em nome da humanização do atendimento (aí que eu fiquei sabendo!). Algumas pessoas, na época, discordavam desta idéia e faziam ilações sobre situações constrangedoras e mesmo de violência que os funcionários passariam a ficar expostos. Confesso que nunca tive conhecimento de algum caso assim. Bem, mas eu não estava lá para discutir soluções e sim para executar o serviço. E assim foi feito.
Como o hospital era “novo” (apesar de sua estrutura ter ficado abandonada por 10 anos) muitas reformas e ampliações foram necessárias. E aí uma consultora me aconselhou estudar a RDC 50/2002 (normas para elaboração de projetos e execução de obras de estabelecimentos de saúde). Bem, mas eu estava ali para executar obras e cumprir ordens e não para questionar! (Assim pensei…!).
Iniciei uma especialização em Administração Hospitalar e aí me deparei com ela. Sim, a RDC 50/2002. E tive que estudá-la e montar um projeto de hospital!
Daí em diante desempenhei  algumas outras funções ligadas à área da saúde até ser convidado para responder pela Análise e Aprovação de projetos na Vigilância Sanitária. E, agora, respiro esta RDC 50, fiz mais duas especializações na área da saúde e estou envolvido nos projetos da Rede Cegonha do Hospital Universitário e do Centro Especializado em Reabilitação da Secretaria Municipal de Saúde.
Ufa! E eu agora fui selecionado para o curso para formação-intervenção de apoiadores temáticos em ambiência na saúde!
O trabalho com a saúde desarticulou minha formação cartesiana, unidirecional, lógica, exata.
Agora encontro respostas para: “Humanizar…… como?”