agenciamento coletivo de afetos em rede
Notícias de uma crônica das vidas singulares – construídas pela delicadeza do ato de Vera – que nos devolvem a potência para seguir na defesa do SUS!
Diário de Itapoá
"Morreu dia 13 de março o empresário Vilmar Kohler, aos 70 anos. Vilmar nasceu em Rio do Sul, morou em Curitiba, onde foi professor e conheceu a esposa, Vera, e voltou à Santa Catarina para construir junto aos pais o Hotel Rainha, em Itapoá. Largou o trabalho de professor para administrar o estabelecimento. Por seu trabalho, tornou-se muito conhecido na cidade. Era uma figura querida. Mesmo depois de mais velho, estava sempre no Rainha, geralmente sentado e conversando. Gostava muito de animais, criava um galo, chamado Euzébio, uma mula, a Beth, e três cachorros. Há um ano e cinco meses, a maior paixão era a única neta, Mariah. Ele, que adorava cozinhar, fazia sopas para a menina e vivia preocupado com a alimentação dela. O corpo foi velado na Capela Mortuária do Balneário Paese e sepultado no Cemitério da Jaca, em Itapoá. Deixa enlutados a mulher, as duas filhas, a neta e os amigos".
Vera enviou um agradecimento à Redehumanizasus:
VERA ANDRADE COSTA enviou uma mensagem usando o formulário de contato do site https://redehumanizasus.net/contact.
GOSTARIA DE PARABENIZA-LOS E AGRADECER O TRATAMENTO RECEBIDO POR VILMAR KOHLER,MEU MARIDO ,FALECIDO NO ULTIMO DIA 13 DE MARÇO.
Meu marido fazia tratamento no Hospital das Clínicas de Curitiba. Mas, quando passou mal, estávamos em Itapoá e fomos levados ao Hospital São José em Joinvile.
Quero aqui expressar o meu agradecimento e parabenizar estes dois hospitais pelo excepcional atendimento que recebeu.
Estou a seu dispor para maiores esclarecimentos,
atenciosamente,
Vera
Ontem tivemos notícia de um golpe sobre os modos mais afirmativos de vida em São Paulo. Demissões em massa de profissionais da saúde mental do Caps Itapeva.
Veja em:
Resistimos fazendo reverberar o agenciamento dos afetos em redes virtuais!
Iza Sardenberg
Por patrinutri
Muitas vezes trabalhamos sem entender ou mensurar qual a potência de alcance do que fazemos, isto é natural da vida na saúde. No entanto, na humanização isto parece ser mais desmedido ainda.
Neste simples gesto da Vera que em seu luto deseja ainda agradecer, temos uma mostra de que sempre vale a pena espalhar esta onda de ações em favor da saúde pública de qualidade. De novas ações que provoquem espaços de cuidado e de gestão humanizados. Que respeitem os envolvidos neste fazer, que dê espaço para os afetos para além das ações medicalizadoras, de diagnóstico , entre outras.
Temos trabalhado com a Política de Humanização no Hospital das clínicas de Curitiba já há muito anos e muitas ações neste sentido já estão incorporadas aos processos de trabalho. Inclusive o grupo de trabalho de humanização tem um blog na RedeHumanizasus, onde compartilham suas ações.
https://redehumanizasus.net/58984-projeto-linha-da-vida-acolhimento-e-ambientacao-dos-pacientes-do-hospital-de-clinicas-da-ufpr
Outra instituição envolvida no atendimento do Sr Vilmar é o Hospital Municipal São José que também vem se envolvendo cada vez mais nas ações de humanização no SUS.Tenho publicado também vários momentos de mobilização neste sentido por aqui.
https://redehumanizasus.net/60190-gth-do-hospital-municipal-sao-jose-de-joinville-sc-reune-se-06-02-2013
Itapoá é um município do litoral Catarinense que também tem se movido na intenção de promover a humanização no cuidado em saúde, recentemente participaram da Mostra de Humanização de SC realizada em Florianópolis, ação que também foi publicada por aqui.
https://redehumanizasus.net/59237-sala-de-espera-educacao-e-diversao-em-itapoa-sc
Vemos então que as ações se conectam no território, se concretizam em ações como no atendimento do Sr Vilmar, e se ligam afetivamente na RedeHumanizasus pela mobilização de Vera em reconhecer que num momento de dor e de necessidade de cuidado a humanização pode fazer a diferença.
Que isto nos torne a todos mais fortes, mais embuidos desta força de trabalho em favor do SUS e da humanização.
Patrícia S C silva
Grupo de editores da RHS
Consultora da PNH SC