Lançados Convocatória e Mapeamento do Apoio durante Simpósio

11 votos

O clima era de entusiasmo e expectativa na manhã dessa quarta-feira, durante o lançamento da Convocatória para relato de experiências de apoio e do questionário para Mapeamento da atuação dos apoiadores. O evento fez parte do Simpósio Áreas Programáticas, Direito à Saúde e Apoio no SUS, que aconteceu durante dois dias e reuniu dezenas de estudantes, apoiadores,  pesquisadores e representantes do Ministério da Saúde, no auditório 11, Pavilhão João Lyra Filho, da UERJ.

Roseni Pinheiro, coordenadora do Lappis, abriu os trabalhos definindo o momento como mais uma etapa da Pesquisa que pretende conhecer melhor o trabalho do apoio nas regiões do Brasil e suas relações com a garantia do direito humano à saúde e democratização das relações institucionais no âmbito do SUS.

“Esse momento já é uma prática concreta do Lappis em construção de pesquisas. É o que denominamos de validação dialógica e coroa o exercício concreto da solidariedade do conhecimento”, disse Roseni, ressaltando a importância de reunir nessa ocasião apoiadores de diversas regiões do país que participaram do processo da pesquisa, da qual é coordenadora geral “Reafirmamos aqui o nosso compromisso em ser o mais inclusivo possível”.

A psicóloga Jaqueline Robaina (Lappis-IMS-UERJ)  fez a apresentação do Questionário eletrônico, a ser preenchido online, individualmente, por todos aqueles que se reconhecem no exercício da função apoio. Ela explicitou ponto por ponto as questões que vão nortear o mapeamento, que tem como objetivo contribuir para a construção do conhecimento acerca dos itinerários formativos, a inserção nos processos de atenção e gestão e os desafios enfrentados pelos apoiadores em todo o Brasil.

“Esse questionário não tem como propósito inibir ou constranger qualquer participante, mas contribuir para o compartilhamento de ideias e para fortalecer o apoio em sua relação com as políticas e programas do SUS”, disse Jaqueline. “Queremos dialogar com o dia-a-dia dos serviços e fazer com que esse ambiente de informação e pesquisa virtual tenha relação com o que a gente vive cotidianamente”

 

A Convocatória

A segunda ferramenta da pesquisa apresentada na manhã de quarta-feira foi a Convocatória. Tatiana Coelho Lopes (Lappis-Sofia Feldman), coordenadora adjunta da Pesquisa, apresentou a ferramenta que visa à mobilização para o relato das experiências de apoio institucional voltadas para melhoria dos processos de gestão, trabalho e formação.

Tatiana acrescentou que a Convocatória busca, nas trajetórias e na materialidade das experiências institucionais de apoio, conhecer essas experiências, os usuários, gestores e trabalhadores e suas práticas, na interface com o direito à saúde, integralidade, formação, gestão dos processos de trabalho, redes sociais de cuidado e redes de atenção à saúde.

O prazo para submissão dos relatos no site do Lappis vai até o dia 26 de Abril e o resultado final da seleção será divulgado no dia 13 de maio. Dúvidas podem ser enviadas ao e-mail [email protected]

“Serão selecionados até 10 relatos para a pesquisa de campo e, ao serem conhecidas in loco, essas práticas também irão gerar conhecimento”, disse Tatiana, adiantando que essas experiências irão receber  a visita e o acompanhamento de pesquisadores e que também está prevista uma publicação com os relatos.

Feitas as devidas apresentações, o público presente ao Simpósio pôde tirar dúvidas e apresentar sugestões à mesa, que contou ainda com a participação de Fábio Hebert, coordenador do eixo “Convocatória” da pesquisa, e dos profissionais responsáveis pela elaboração da plataforma eletrônica. Nos computadores disponibilizados próximos ao auditório, era possível preencher o questionário e testar o bom funcionamento das ferramentas.

Ágora

Uma Ágora, intitulada "O ‘modo de fazer’ Apoio Institucional: noções fundantes e perspectivas transdisciplinares", encerrou o Simpósio sobre Áreas Programáticas, Direito à Saúde e Apoio no SUS. Gustavo Nunes, coordenador da PNH, e Liane Righi (CESNORS – Palmeira das Missões/UFSM) (foto abaixo) coordenaram o debate, que aconteceu até às 17 horas, e funcionou como uma boa conversa no melhor estilo das ágoras gregas, onde a palavra circulava livremente.

Gustavo elencou uma série de questões que pontuaram os dois dias de Simpósio a exemplo de: “Apoio é método ou tecnologia de gestão?”, “O que é oferta e demanda no apoio?”, “Como se mede resultado no apoio?”, ou ainda “Como lidar com as subjetividades?”

Explicando que tem evitado tratar apoio como método, exatamente por considerá-lo um conjunto de metodologias a serem acionadas, o coordenador da PNH levantou a discussão, seguida de inúmeras intervenções dos participantes do Simpósio. Ao final, a sensação era de que as questões não se encerraram na tarde de ontem e que um ótimo diálogo está em curso.

Confira aqui todas as informações sobre a Convocatória e o Mapeamento. Responda ao questionário, faça o seu relato de experiências. Participe.