III Parada Gaúcha do Orgulho Louco, Alegrete-RS

14 votos

O dia 10 de outubro é considerado o Dia Mundial de Saúde Mental, comemorado por profissionais, usuários, familiares e militantes da área de saúde mental. A cada ano, além do 18 de maio, dia da Luta Antimanicomial, são inúmeras as mobilizações, organizadas nos municípios deste estado e país, buscando a construção de redes de acolhimento e cuidado metamorfoseando espaços e sujeitos para a construção da Sociedade Sem Manicômios.
É nessa conjuntura que nasce a Parada Gaúcha do Orgulho Louco, em sua segunda edição, realizada no dia 26 de outubro, na cidade de Alegrete – RS.
A promoção é do Núcleo Alegretense do Fórum Gaúcho de Saúde Mental, da Prefeitura Municipal de Alegrete e seus parceiros. O evento propõe-se, desde sua criação, realizar a reflexão e questionamento sobre os preconceitos com relação ao louco e a loucura, com o intuito de contribuir com aqueles que lutam para promover ações atentas às complexidades e especificidades dos sujeitos em sofrimento psíquico e garantir práticas de cuidado nos espaços sociais que promovam o desenvolvimento destes como sujeitos de sua própria existência.
Além do Desfile-caminhada, que teve concentração a partir das 13h em direção á Praça Getúlio Vargas, tivemos às 9h, uma Feira de Artesanato, Produtos Coloniais e Expressão Plástica produzidos pelos serviços de saúde, da assistência social, da educação e cultura de Alegrete e região, na Av. Freitas Valle.
No intuito de popularizar o tema da loucura criativa, tivemos a partir das 16h, o Encontro de Bonecos e o Palco Artístico-cultural com apresentações de vários grupos ligados aos serviços das diferentes regiões do estado.
Durante a programação as escolas do município foram convidadas a participarem da Mostra de Degustação de Alimentação Escolar Sustentável, elaborando cardápios saudáveis. E ainda os alunos foram chamados a participarem da parada fotografando e captando imagens em seus celulares que dialoguem com os temas “Sou louco, tchê pelos meus direitos!” e/ou “A Liberdade é Terapêutica”. O Concurso de Fotografias em celular será atividade que premiará a imagem mais votada de 12 escolhidas por uma Comissão formada por fotógrafos profissionais.
Durante todo o dia, os mentaleiros dispuseram livros em locais públicos, como bancos de praça, lanchonetes, paradas de ônibus, entre tantos lugares onde as pessoas puderam encontrá-los, lê-los, e devolvê-los a outros lugares, fazendo o processo se repetir, como ocorre em vários lugares do mundo. É o Projeto Livro Livre.
E ao meio dia, o almoço foi coletivo. Na Avenida Freitas Valle, aconteceu o Piquenique Mentaleiro, onde os participantes a trouxeram sua cesta de alimentos saudáveis, toalhas e a vontade de compartilhar a refeição.