Participe da pesquisa que vai mapear apoiadores e experiências de apoio no SUS

13 votos

 

Iniciativa é  apoiada pela Política Nacional de Humanização.

Prazo para cadastro de apoiadores vai até o dia 26 de abril.

 

O Laboratório de Pesquisa sobre Práticas de Integralidade em Saúde (Lappis), em parceria com o Ministério da Saúde, por meio da Política Nacional de Humanização  e  Departamento de Ações Programáticas Estratégicas (DAPES) , lançou uma Convocatória para relato de experiências de apoio e um questionário para mapear a atuação dos apoiadores nas diversas regiões do Brasil.

 

Todos os apoiadores que realizam atividades de  mobilização, articulação, interlocução, mediação e apoio no SUS poderão compartilhar sua experiência com outros trabalhadores e  instituições.Para isso, basta se cadastrar e responder ao questionário online acessível neste link  .

 

As experiências de apoio devem responder à Convocatória neste link . Após o cadastro,  as selecionadas  serão visitadas pelos pesquisadores e publicadas. Para o coordenador da Política Nacional de Humanização Gustavo Nunes de Oliveira, a discussão do apoio vem crescendo junto com a discussão sobre humanização e a pesquisa vai ajudar a mapear como essa prática vem acontecendo no cenário nacional e quem vem se identificando com o apoio. ” Esse movimento possibilita a pluralidade de experiências e lugares onde se experimenta essa função apoio, e torna possível se pensar o apoio no Brasil”, disse.

O Mapeamento da atuação dos Apoiadores e  a Convocatória para relato de experiências fazem parte da pesquisa “Áreas Programáticas e direito à saúde: construção da integralidade no contexto do apoio institucional”, uma parceria de cooperação técnico-científica entre o Lappis e Ministério da Saúde.De acordo com Jaqueline Robaina, responsável pelo questionário online, o objetivo dessa ferramenta é contribuir para a construção do conhecimento sobre os itinerários formativos, a inserção nos processos de atenção e gestão e os desafios enfrentados pelos apoiadores em todo o Brasil. Já a Convocatória visa à mobilização para o relato das experiências de apoio institucional voltadas para melhoria dos processos de gestão, trabalho e formação. De acordo com Tatiana Coelho Lopes, coordenadora adjunta da Pesquisa, a Convocatória busca  conhecer essas experiências, os usuários, gestores e trabalhadores e suas práticas, na interface com o direito à saúde, integralidade, formação, gestão dos processos de trabalho, redes sociais de cuidado e redes de atenção à saúde.

O prazo para submissão dos relatos no site do Lappis vai até o dia 26 de Abril e o resultado final da seleção será divulgado no dia 13 de maio. Dúvidas podem ser enviadas ao e-mail [email protected]. Outras informações no site do Lappis: https://www.lappis.org.br/site/apresapoioinst.html .

 

Participe e divulgue esta iniciativa apoiada pela Política Nacional de Humanização!