Procurando outros paradigmas para a educação
O Texto "Procurando outros paradigmas para a educação" é bastante interessante…percebo nitidamente o modelo adotado por nosso Curso de Ambiencia…a democratização do saber…a prática do conhecimento construído, buscado pelo grupo, partilhado.
À medida que o saber é construído, ocorre a partilha dos conteúdos e das experiências. Isso legitima o conhecimento, pois o expõe a críticas, a divergências e, é claro, enriquece a pesquisa de todos.
Este Novo Modelo propõe a troca de conhecimento , embora se conheçam as individualidades, ninguém fica isolado e todos compartilham suas experiências…o orientador e orientando aprendem juntos…a Árvore do conhecimento.
Um exemplo interessante, é conceber um Projeto Arquitetônico não considerando apenas os fatores técnicos(normas, etc), mas também a troca de informações de todos que irão utilizar direta e/ou indiretamente o espaço a ser planejado… buscando o sentimento de identificação com a maneira de pensar e/ou sentir existente entre as pessoas envolvidas…a concepção Arquitetônica passa a ser identificada e aceita naturalmente pelo grupo…
Arqt Ana Carla Andrade
Por Cathana Oliveira
Querida Ana Carla,
Você fez um belo trabalho de transposição dos novos paradigmas educativos para tarefa de ação deste curso, são bons temas para andar no debate com o grupo.
Meu convite aqui é que você inclua suas ponderações sobre o texto no espaço do nosso fórum! Assim todos podem ter acesso a suas ideias e utilizá-las como matéria prima para aquecer a rede de discussão.
Um abraço,
Cathana