Ilusões ao nível da Saúde Mental

12 votos

Ao abordar este tema, de tamanha dimensão, primeiramente, devo lembrar do pai da psiquiatria Philippe Pinel, que segundo Paul Bercherie foi também um dos responsáveis pela clínica médica moderna, pois em 1793 passou a dirigir o Hospital de Bicêtre.

Pinel lançou o primeiro livro sobre alienismo, que precede os processos mentais, e posteriormente, tornou-se psiquiatria, o Tratado Médico-Filosófico sobre a Alienação Mental ou Mania, o que fez com que ele criasse a base da " síntese alienista".

Defendo-o por não ter usado o termo doença mental, mesmo em dúvida se seria uma doença ou um processo de natureza distinta.

Consideravam a alienação mental como um distúrbio, causando uma dificuldade no indivíduo em perceber a realidade, e, para Pinel, seu tratamento seria o isolamento do mundo exterior. 

Com o surgimento do trabalho terapêutico como estratégia para melhorar a questão moral que se criou neste contexto, iniciou-se um pensamento de que este trabalho seria uma reeducação dessas mentes desregradas. Assim, o " Gesto de Pinel", quando, sendo verdade ou ilusão, retirando as correntes dos alienados, simbolizou sua ênfase na humanização do atendimento.

Referências bibliográficas:

Amarante, P. Saúde Mental e Atenção Psicossocial: Saúde Mental, Territórios e Fronteiras.20 ed. Rio de Janeiro: Editora Fio Cruz, 2007.120 p.

Almeida, A. Tratado Médico-Filosófico Sobre a Alienação Mental ou Mania. Revista Brasileira de Psiquiatria, São Paulo, vol. 30 n° 3.Set.2008. Disponível em:<https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1516-44462008000300027&script=sci_arttext> Acesso em: 23 Abril.2013