A importância do trabalho multiprofissional dentro do campo da saúde mental.
O campo da saúde mental é constituída pela interligação de diferentes saberes como psiquiatria, psicologia,neurociências, antropologia, sociologia, ideologia, manifestações religiosas, ideologia, ética e moral (Amarante,2007).
vale destaca que a atuação de uma equipe multiprofissional que segundo peduzzi (2001)"modalidade de trabalho que se configura na relação recíproca entre as equipes envolvendo intervenções técnicas e teóricas."
Dentre mais, (Valentini & Harari,2001)destacam que atuação de uma equipe multiprofissional dentro do campo da saúde mental é responsável por proporcionar a socialização do saber ,discussões centradas no trabalho e não nos papéis, proporcionando incrementos de confiança e de aprendizagem entre os profissionais e estabelecimento de projetos de intervenção terapêutica e norteador a solidariedade.
A partir da opinião do autor, creio que atuação de uma equipe multiprofissional torna-se importante devido ao fato que o individuo passa a ser visto de uma maneira integralizada ,ou seja, o ser humano representa um organismo multidimensional(bio-psico-social-espiritual)que se constrói através das relações que estabelece com o outro e qualidade das relações irá influenciar diretamente o seu desenvolvimento. É também ,a equipe multiprofissional é responsável por realizar o projeto terapêutico singular.
Segundo o ministério da saúde (2008) o projeto terapêutico singular apresenta quatro momentos
1) O diagnóstico : que deverá conter uma avaliação orgânica,psicológica e social, que possibilita uma conclusão a respeito dos riscos e da vulnerabilidade do usuário.Deve tentar captar como o sujeito singular se produz diante de forças como as doenças, os desejos e os interesses, assim como também o trabalho a cultura, a família e a rede social.
2)Definição de metas : uma vez que a equipe faz o diagnostico, ela faz propostas de curto, médio longo prazo, que serão negociadas com o sujeito doente pelo membro da equipe que tiver um vinculo maior.
3)Divisão de responsabilidades : é importante definir as tarefas de cada um com clareza.
4) Reavaliação : momento em que se discutirá a evolução e se farão as devidas correções de rumo.
Por fim, através de uma fala de Lane "O trabalho em grupo compreende a superação do individualismo profundamente arraigado, superação necessária para a realização de um trabalho comunitário e desenvolvimento da consciência social e da autonomia dos indivíduos."
referências :
MARTINS,S.T.F "Psicologia social e processo grupal : a coerência entre fazer,pensar e sentir em Sílvia lane,2007.V. 19
PEDUZZI, M. "Equipe multiprofissional de saúde: conceito e tipologia, revista pública de saúde,2001.
HARARI,A;VALENTINI,W, A reforma psiquatrica no cotidiano,ed.São paulo:HUCITEC,2001,p.81-82
AMARANTE, P,Saúde mental e atenção psicossocial. CAP 3.4.Rio de janeiro .Ed fiocruz, 2007
Por Luana Paula Schettert Negrini
Olá querida Lidiani!
Parabéns pela escolha do tema do seu post, acrescentou muito em nossa Rede!
Principalmente por nos fazer refletir sobre as práticas do psicólogo na saúde mental, um campo que necessita muito do olhar humanizado e acolhedor de todos os profissionais que nele atuam; cabe destacar a crescente importância do trabalho multiprofissional e interdisciplinar nesse campo para relacionar os saberes envolvidos, a fim de atender as necessidades de seus usuários. É um desafio para todos os profissionais, causa uma desacomodação e mudança dos paradigmas, mas que fazem a diferença na qualidade dos serviços prestados a todos que utilizam o serviço!
Beijo!