A importância do trabalho multiprofissional dentro do campo da saúde mental.

17 votos

 

 

 

 

 

   O campo da saúde mental é constituída pela interligação de diferentes saberes como psiquiatria, psicologia,neurociências, antropologia, sociologia, ideologia, manifestações religiosas, ideologia, ética e moral (Amarante,2007). 

       vale destaca que a atuação de uma equipe multiprofissional que segundo peduzzi (2001)"modalidade de trabalho que se configura na relação recíproca entre as equipes envolvendo intervenções técnicas e teóricas."

  Dentre mais, (Valentini & Harari,2001)destacam que atuação de uma equipe multiprofissional dentro do campo da saúde mental é responsável por proporcionar a socialização do saber ,discussões centradas no trabalho e não nos papéis, proporcionando incrementos de confiança e de aprendizagem entre os profissionais e estabelecimento de projetos de intervenção terapêutica e norteador a solidariedade.

  A partir da opinião do autor, creio que atuação de uma equipe multiprofissional torna-se importante devido ao fato que o individuo passa a ser visto de uma maneira integralizada ,ou seja, o ser humano representa um organismo multidimensional(bio-psico-social-espiritual)que se constrói através das relações que estabelece com o outro e qualidade das relações irá influenciar diretamente o seu desenvolvimento. É também ,a equipe multiprofissional é responsável  por realizar o projeto terapêutico singular.

  Segundo  o ministério da saúde (2008) o projeto terapêutico singular apresenta quatro momentos 

             1) O diagnóstico : que deverá conter uma avaliação orgânica,psicológica e social, que possibilita uma conclusão a respeito dos riscos e da vulnerabilidade do usuário.Deve  tentar captar como o sujeito singular se produz diante de forças como as doenças, os desejos e os interesses, assim como também o trabalho a cultura, a família e a rede social.

             2)Definição de metas : uma vez que a equipe faz o diagnostico, ela faz propostas de curto, médio longo prazo, que serão negociadas com o sujeito doente pelo membro da equipe que tiver um vinculo maior.

  3)Divisão de responsabilidades : é importante definir as tarefas de cada um com clareza.

  4) Reavaliação : momento em que se discutirá a evolução e se farão as devidas correções de rumo.

Por fim,  através de uma fala de Lane "O trabalho em grupo compreende a superação do individualismo profundamente arraigado, superação necessária para a realização de um trabalho comunitário e desenvolvimento  da consciência social  e da autonomia dos indivíduos."

referências :

MARTINS,S.T.F "Psicologia social e processo grupal : a coerência entre fazer,pensar e sentir em Sílvia lane,2007.V. 19

PEDUZZI, M. "Equipe multiprofissional  de saúde: conceito e tipologia, revista pública de saúde,2001.

HARARI,A;VALENTINI,W, A reforma psiquatrica no cotidiano,ed.São paulo:HUCITEC,2001,p.81-82

AMARANTE, P,Saúde mental  e atenção psicossocial. CAP 3.4.Rio de janeiro .Ed fiocruz, 2007