Projeto de Acolhimento Corresponsável na Região de Xanxerê SC

12 votos

Hospital Regional São Paulo Apresenta o Projeto de Acolhimento Corresponsável aos Gestores Municipais de Saúde da Regional da AMAI:

Projeto do Acolhimento Corresponsável objetiva a qualidade do cuidado com atenção humanizada aos pacientes atendidos na emergência do Hospital Regional São Paulo. Propondo ações de cuidado integral a saúde por meio da constituição de um coletivo multidisciplinar no trabalho da saúde, compreendendo e atendendo as reais necessidades dos usuários do SUS que procuram a emergência do Hospital.

Na tarde do dia (09)  Abril, a Direção do Hospital Regional São Paulo – ASSEC de Xanxerê, em Parceria com a Regional de Saúde, juntamente com o consultor do Ministério da Saúde, Carlos Garcia Junior a Coordenadora da Divisão de Divisão de Humanização do Estado Ledronete Silvestre apresentaram aos novos gestores e profissionais de saúde da região da AMAI, e os profissionais do Hospital São Paulo o projeto do Acolhimento Corresponsável. O evento contou também com a participação dos profissionais da Diretoria de Educação Permanente em Saúde/SES Fernando de Toledo Barros Wendhausen e Maria de Fátima de Souza Rovaris.

De acordo com o Consultor do Ministério da Saúde, e a equipe da SES, o Acolhimento Corresponsável tem como proposta, estimular o trabalho em rede, entre as várias instâncias de atenção a saúde. “O Hospital Regional São Paulo e o Hospital Drº Waldomiro Colautti (Ibirama) estão implantando este projeto como piloto no Estado”.

Esta proposta de ação se constitui num elemento disparador de fomento a rede e não só dos serviços, mas a organização dos fluxos da assistência ao sistema de saúde. Diante deste contexto todos os envolvidos devem se apropriar desta mudança de processo de trabalho para que exista o comprometimento das ações por parte todos os envolvidos: Gestores, trabalhadores e usuários.

A Diretora Geral do HRSP, Irmã Neusa L. Luiz, frisou a importância da participação dos Secretários Municipais de Saúde e destacou a melhora na qualidade do atendimento, se todos os municípios trabalharem em conjunto neste novo projeto. “É de fundamental importância esta parceria entre o Hospital com as Secretarias Municipais e a Regional de Saúde, para podermos oferecer um sistema de saúde que atenda as necessidades dos usuários que nos procuram. Devemos fortalecer esta rede de acolhimento, para que as pessoas que buscam atendimento possam ser bem orientadas e acompanhadas até a resolução de seu problema de saúde, só assim, com o compromisso de todos, estaremos concretizando este projeto de acolhimento corresponsável”, assinalou.

O evento aconteceu na tarde de terça-feira no auditório do HRSP e reuniu Secretários de Saúde e demais profissionais que fazem parte dos municípios da regional da AMAI.

No dia 10 de abril, foi o momento dos colaboradores do Hospital São Paulo participar de mais um momento de reflexão sobre a PNH e do projeto de Acolhimento Corresponsável que o Hospital está desenvolvendo.

O Colegiado seguirá no apoio desta iniciativa!

Equipe do Colegiado Gestor PNH SC