“PREVENÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO É A SOLUÇÃO”

11 votos

 

 

Cerca de 210 alunos das Escolas Municipal e Estadual do município de Fernão/SP deram um exemplo de cidadania e mobilização social através do Projeto "Prevenção e conscientização é a solução" desenvolvido pelo Departamento de Saúde em parceria com o Departamento de  Educação. Os alunos do 1º ao 9º ano do ensino fundamental(com idade entre 6a14 anos) participaram de uma gincana contra a dengue, onde os alunos recolheram pela cidade recipientes que pudessem ser possíveis criadouros para o mosquito Aedes Aegypti.

 

A premiação para os vencedores ocorreu no dia 26/04(sexta-feira) e os campeões foram os alunos do 2º ano de ensino fudamental representando a Escola Municipal e a 6ª série do ensino fundamental representando a Escola Estadual.Além dos troféus e medalhas e camisetas aos vencedores, todos os 210 alunos foram premiados com um passeio ao cinema em Marília/SP.

O município é reconhecido na região por não ter registrado nenhum caso da doenças em toda sua existência.Com 1546 habitantes(IBGE/2010), os únicos 5 casos da doença registrados eram importados, ou seja, foram contraídos em outras cidades.Segundo a Secretaria de Saúde do Município as estatísticas são resultados das ações preventivas do município através da criação de parcerias se tornando multidisciplinar e intersetorial."Trabalhos desenvolvidos com crianças são favoráveis  e eficaz, pois criam através desta um multiplicador das ações de prevenção no combate a dengue e outras doenças.

O impacto positivo junto à população diante do desempenho apresentados pelas crianças reforça ainda mais a importância de mobilizar a sociedade com o envolvimento ativo das crianças levando um alerta para a comunidade com relaçao aos recipentes passíveis de remoção como fonte de proliferação do mosquito Aedes Aegypti.

A garotada de Fernão/SP fica aqui os nossos Parabéns pelo desempenho e exemplo!

https://g1.globo.com/sp/bauru-marilia/tem-noticias-1edicao/videos/t/edicoes/v/moradores-de-fernao-sp-nao-contraem-dengue-ha-13-anos/2561376/