Vem aí os Seminários de Humanização das regiões sul e centro-oeste

11 votos

O mês de junho será marcado por dois importantes eventos da Política Nacional de Humanização (PNH): os seminários regionais de humanização das regiões sul e centro – oeste.

O primeiro deles acontecerá nos dias 18 e 19 de junho em Santa Maria – RS, e 130 participantes vão discutir quatro temas: Pesquisa, formação, produção de conhecimento e apoio; atenção psicossocial, gestão e apoio; redes, controle,  movimento social e RHS; cuidado, gestão e práticas em saúde . 

A capital federal  será a sede do Seminário Centro – Oeste, para 160 participantes,  organizado em três eixos temáticos: o método do apoio institucional na inseparabilidade entre a cogestão e a clínica ampliada;  a transversalidade nas redes de atenção e gestão da saúde e os movimentos sociais na política pública e que acontecerá  nos dias 20 e 21 de junho.

Em ambos, gestores, trabalhadores e movimentos sociais foram convidados. Desde o fim de 2012,  a PNH investe em Seminários Regionais para fortalecer a pauta da humanização do SUS nas diversas dimensões: política, ética, dos direitos, da articulação interfederativa, das redes de atenção e de  produção de saúde, na produção de conhecimento e inovação tecnológica, na formação, na pesquisa, na  relação com a sociedade civil  e com os movimentos sociais no  campo da saúde e dos direitos humanos. Os outros três eventos regionais foram em Natal – RN, Manaus – AM e Vitória – ES.

O ciclo dos cinco seminários também prepara as pautas para o 3º Seminário Nacional de Humanização, previsto para o fim de 2013, ano em que a PNH comemora seus dez anos de atuação no SUS.