Teste do Pezinho

12 votos

A triagem neonatal, conhecida popularmente como Teste do Pezinho, é um exame laboratorial que deve ser realizado em todo recém-nascido (RN) com 3 a 5 dias de vida, de preferência no 3º dia.  Tem como objetivo identificar diversas doenças, que se não forem tratadas precocemente produzirão sequelas irreversíveis no desenvolvimento mental da criança.

O teste é obrigatório por lei em todo o Brasil, e o dia 06 de junho foi instituído como o Dia Nacional do Teste do Pezinho. O diagnóstico precoce possibilita condições de um tratamento nas primeiras semanas de vida do bebê, evitando principalmente as sequelas neurológicas, objetivo maior do teste.

O exame é proporcionado pelo SUS e possibilita a identificação de quatro doenças como a Fenilcetonúria, o Hipotireoidismo Congênito, a Anemia Falciforme e a Fibrose Cística. É colhido no calcanhar por se tratar de uma parte do corpo rica em vasos sanguíneos. O material pode ser colhido através de uma única punção, rápida e quase indolor para o bebê.

O momento para a coleta, preferencialmente, não deve ser inferior a 48 horas de alimentação protéica (amamentação) e nunca superior a 30 dias. As gestantes devem ser orientadas, ao final de sua gestação, sobre a importância do teste do pezinho e procurar um posto de coleta ou um laboratório indicado pelo pediatra dentro deste prazo.

No Piaui, o Programa de Triagem Natal-PTNN foi implantado em 2004, e  conta com 257 postos de coleta do Teste. No período de 2004 a 2012, foram realizadas triagens em 66,5%  das crianças nascidas vivas no estado e desse percentual foram identificadas 122 crianças que apresentam Hipotireoidismo Congênito e 17 com Fenilcetonúria, que são acompanhadas no Hospital Infantil Lucídio Portella, hospital de referência no estado para o atendimento dos portadores das doenças identificadas pelo programa. Embora o programa já exista há 8 anos, o estado ainda não conseguiu avançar no atendimento. Enquanto a maioria dos Estados  já possuem todas as fases do programa implantadas, o Piaui ainda não saiu da primeira fase, apesar da forte pressão das comunidades quilombolas que lutam pela implantação da 2ª fase do Teste do Pezinho. A fase em destaque identifica as hemoglobinopatias, entre elas, a Anemia Falciforme, doença com maior incidência entre os negros.

O HILP,  entre outras dificuldades para a implantação das  demais fases do PTNN, aponta o espaço físico do hospital, que há aproximadamente 3 anos, encontra-se em reforma para adequação do atendimento das suas demandas. Segundo informações da Ana Marcolino, nutricionista do programa, as fases 2 e 3 serão implantadas simultaneamente, tão logo a reforma seja concluída.