narrativa sobre Cogestão
É a narrativa de uma situação que ocorreu de informalmente, mas que acredito ter havido a participação de todos interessados para a concretização de uma necessidade apresentada.
O Grupo de Humanização do Hospital em sua atividade diária observou que em determinado setor do hospital ( sala de espera do Centro Obstétrico), encontrava-se em desacordo com o que concebia como um espaço humanizado.Não havia uma TV, para assistirem enquanto aguardavam o atendimento, a pintura estava desgastada, ausência de cortinas e de bebedouro. Dias depois em contato informal com um médico residente do setor, este verbalizou sua opinião sobre o local, enfatizando o espaço reduzido para a demanda.
Em visita posterior ao local e ouvindo os usúarios que se encontravam ali no momento , recebemos a solicitação para a instalação de uma tomada para carregar a bateria dos celulares e sugestão de local para instalação da TV.
O gestor foi procurado, apresentada a situação e aprovada as melhorias.
Na sequência contatamos com parcerias da comunidade, uma contribuiu com a tinta para a pintura, outra com a TV, as cortinas e o pagamento da mão de obra. O serviço de manutenção do hospital colaborou com a instalação.O trabalho foi concluido em um mês aproximadamente, não conseguimos um espaço maior no momento, mas o que tínhamos foi transformado em um ambiente mais acolhedor e apropriado.Não houve um encontro agendado, formal dos atores envolvidos, mas um envolvimento de trabalhadores, gestor, usuários e comunidade.
Por patrinutri
Este relato demonstra que se damos ouvidos de fato as observações de vários envolvidos, construímos argumentos para sensibilizar os gestores que as ações de cuidado em saúde também se referem ao ambiente que oferecemos a todos os envolvidos neste cuidado.
muito legal este relato, obrigada por compartilhar conosco!
Patrícia S C Silva