narrativa sobre Cogestão

0 votos

É a narrativa de uma situação que ocorreu de informalmente, mas que acredito  ter havido a participação de todos interessados para a concretização de uma necessidade apresentada.

O Grupo de Humanização do Hospital em sua atividade diária observou que em determinado setor do hospital ( sala de espera do Centro  Obstétrico), encontrava-se em desacordo com o que concebia como um espaço humanizado.Não havia uma TV, para assistirem enquanto aguardavam o atendimento, a pintura estava desgastada, ausência de cortinas e de bebedouro. Dias depois em contato informal com um médico residente do setor, este verbalizou sua opinião sobre o local, enfatizando o espaço reduzido para a demanda.

Em visita posterior ao local e ouvindo os usúarios que se encontravam ali no momento , recebemos a solicitação para a instalação de uma tomada para carregar a bateria dos celulares e sugestão de local para instalação da TV.

O gestor foi procurado, apresentada a situação e aprovada as melhorias.

Na sequência contatamos com parcerias da comunidade, uma contribuiu com a tinta para a pintura, outra com a TV, as cortinas e o pagamento da mão de obra. O serviço de manutenção do hospital colaborou com a instalação.O trabalho foi concluido em um mês aproximadamente, não conseguimos um espaço maior no momento, mas o que tínhamos foi transformado em um ambiente mais acolhedor e apropriado.Não houve um encontro agendado, formal dos atores envolvidos, mas um envolvimento de trabalhadores, gestor, usuários e comunidade.