Dólares para os médicos

15 votos

 

O ProPública é um site dos Estados Unidos, especializado em jornalismo investigativo, e em 2010, fez uma série de reportagens intitulada Dollars for Docs ( Dólares para os doutores), na qual expunha o pagamento que as indústrias farmacêuticas faz aos médicos, sem que ninguém saiba.

A partir da reportagem, o ProPública produziu um banco de dados abertos no qual é possível acompanhar exatamente quanto de recurso um laboratório  repassou aos médicos, e de que forma, seja com o pagamento de viagens, refeições, pesquisa, consultoria ou até mesmo presentes. Qualquer pessoa pode digitar o nome do seu médico com registro nos Estados Unidos e observar quais laboratórios deram a ele algum incentivo econômico – quanto foi, e com qual finalidade.
 

As informações ecoaram até a Casa Branca, e desde o ano passado, boa parte das empresas agora devem apresentar todos os seus gastos com os médicos, conforme mostra essa notícia do The New York Times .

No Brasil,  desconheço iniciativa que apresente esse tipo de informação, mas, com base na lei de acesso à informação, quem sabe também nos será possível um dia saber os números desses incentivos da indústria para os doutores brasileiros!

Vale uma boa pesquisa,

num período em que, quando se fala em saúde (quase) tudo gira em torno de medicamentos, remédios, comprimidos, xaropes, etc!

Para conhecer o aplicativo Dollar for Docs, clique aqui.