I Mostra das Ações das equipes de Saúde da Família nos cuidados da pessoa Idosa

12 votos

O envelhecimento populacional provoca profundas mudanças na sociedade e impacta em questões relativas ao bem-estar da mesma. É preciso repensar a cidade como o espaço a abrigar pessoas que envelhecem a cada dia e, ao mesmo tempo, repensar o idoso na sua complexidade em relação ao espaço urbano e seu novo papel social.

A Unidade Básica de Saúde (UBS), assim como o município, observa diariamente o envelhecimento da comunidade da sua área de abrangência. Mais da metade das pessoas inscritas nos programas de atenção a condições crônicas como a Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) e o Diabete melito tipo 2 (DM2), por exemplo, têm 60 anos ou mais. Estas pessoas participam de inúmeras atividades desenvolvidas na UBS e estão em contato frequente com a equipe de saúde.

Assim, a Sistematização da Avaliação da Saúde do Idoso na Atenção Primária à Saúde pretende aproximar os profissionais das UBS de uma avaliação sistematizada que vise não somente a detecção de doenças, mas principalmente a prevenção das mesmas e propiciar uma boa qualidade de vida a esta população.

“O município está de parabéns. Estou muito encantada com o que registrei em Campo do Brito”. Este comentário foi registrado pela representante do Ministério da Saúde, Jamile Melo Calixto, durante o seu pronunciamento na I Mostra de Ações das Equipes de Saúde da Família nos Cuidados da Pessoa Idosa de Campo do Brito. O evento foi realizado na última quinta-feira, dia 13 de junho, no Salão Paroquial.