BARBALHA RECEBEU A CARAVANA DA EQUIDADE E EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE

14 votos

Durante toda a manhã desta Quinta Feira (20/06), a Caravana da Equidade e Educação Popular em Saúde esteve na cidade de Barbalha-CE. O encontro aconteceu no Teatro Municipal da Cidade e reuniu os trabalhadores da Saúde, Educação, Assistência Social e Cultura, além de atores do Controle Social e dos movimentos socioculturais. Os trabalhos foram iniciados com uma breve contextualização sobre a Caravana, seus objetivos, os parceiros envolvidos e as emergentes políticas do SUS: as políticas de equidade e de educação popular em saúde. Em seguida, a Secretária de Saúde do Município, Desireé Gino fez uma saudação aos participantes e se colocou a disposição para contribuir com a construção das políticas do SUS, que a Caravana está anunciando.

Os integrantes da Caravana Ray Lima, João do Crato, Regina de Lima, Ana Maria Lima e Elias J. Silva deram início ao Ato Cenopoético, que contou com participação ativa e calorosa dos homens e mulheres presentes. Em ato contínuo, os participantes foram esclarecidos sobre o Círculo de Cultura e a importância da participação de cada pessoa, para a construção de uma síntese criativa que encaminharia ao "Que Fazer" com esta boa nova que a Caravana veio anunciar.

As imagens apontam a intensidade transformadora dos olhares e movimentos desta ação no dia de hoje, na cidade de Barbalha. O universo vocabular gerado no encontro encaminhou para os temas geradores do círculo de cultura e a consequente problematização, cuja culminância resultou nas sínteses criativas que apontaram para a defesa e valorização do SUS, o cuidado e a humanização.

A questão do acesso com qualidade como desafio das políticas públicas. O encontro deixou como encaminhamento a constituição de um grupo de trabalho para tocar o processo daqui pra frente, a proposta dos movimentos (ANEPS e MOPS) organizarem a continuidade da Caravana nos distritos e comunidades e a participação de um representante no Encontro da Equidade previsto para acontecer em Julho, em Fortaleza. Cabe destacar e agradecer a atenção, acolhimento e parceria da Secretaria Municipal de Saúde de Barbalha, na pessoa da Secretária Desirré Gino e de toda a sua assessoria.