IGUATU-CE ACOLHEU A CARAVANA DA EQUIDADE E EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE

12 votos

A cidade de Iguatu acolheu a Caravana da Equidade e Educação Popular em Saúde, no dia 24 de Junho de 2013, na Escola de Música da Cidade. A Secretária Adjunta, da Secretaria Municipal de Saúde, Dra. Cleivania de Oliveira, na companhia de outros técnicos apresentou a Caravana para o público constituído por Preceptores, Residentes, Agentes Comunitários de Saúde, Gestores, demais profissionais de saúde e representantes da Escola de Saúde Pública de Iguatu. Em seguida Elias J. Silva, coordenador da Estratégia Cirandas da Vida, vinculada à Gestão do Trabalho e Educação em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza e integrante da Caravana na Região Cariri e Centro Sul do Estado apresentou os objetivos da Caravana e a programação a ser desenvolvida em Iguatu.

Sucedeu-se o Ato Cenopoético "De sonhação a vida é feita, com crença e luta o ser se faz" como anúncio da Política Nacuional de Educação Popular em Saúde, em articulação com as Políticas de Equidade. Houve uma empatia e participação de todo o público presente. O Ato Cenopoético foi concluído com uma grande roda de cirandas animada por João do Crato. O Círculo de Cultura que se seguiu foi intenso e efetivo a partir dos sentimentos expressados em palavras, de acordo com a metodologia empregada.

O denso universo vocabular construído pelos participantes deu sentido aos temas geradores: Direitos Sociais, Cultura e Tradição, Sensibilização para um novo tempo e Parcerias o desenvolvimento. Com o temas definidos, quatro grupos foram constituídos e divididos através da "vivência dos olhares". Os grupos passaram a se chamar: Saúde, Cultura, Equidade e Educação Popular. Os grupos problematizaram e refletiram sobre os temas geradores e conbstruíram suas sínteses, que foram em seguida apresentadas na plenária de conclusão e encaminhamentos.

Intensidade, amorosidade, interesse, conhecimento, participação, sabedoria, mudança, evolução… Estas e muitas outras afirmações deram o sinal da construção coletiva que a Caravana gerou de forma compartilhada. Ao final, dezessete (17) participantes se colocaram a disposição para compor um grupo articulador que dará continuidade ao processo. A Escola de Saúde Pública e a Secretaria Municipal de Saúde, junto com os trabalhadores, residentes e preceptores demonstraram grande desejo de que a Política Nacional de Educação Popular em Saúde possa se concretizar nos processos educativos e nos serviços da promoção de saúde no Município.