CRATO-CE ACOLHEU A CARAVANA DA EQUIDADE E EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE NO CENTRO CULTURAL DO ARARIPE

10 votos

Durante toda a manhã de Quarta Feira (26/06/13) o Centro Cultural do Araripe, na Cidade do Crato, emprestou o seu encanto e simbolismo histórico para acolher os trabalhadores da saúde, educação e cultura, os movimentos socioculturais, Mestres da Cultura Popular, a exemplo do Mestre Cirilo (do Manero Pau), artistas de primeira, como Abdoral Jamacaru, Stenio Lima e o próprio João do Crato, que integra Caravana. As meisinheiras como Dona Margarida da Hora, diversas entidades associativas, NASF, Conselhos de Saúde e Educação, Técnicos da Secretaria de Saúde, Educação e Cultura, entre outros. Foi com essa intensidade e energia gerada pela participação popular, que a Caravana da Equidade e Educação Popular em Saúde foi acolhida na Cidade do Crato.

A Secretária de Saúde Dra. Aline Alencar expressou a alegria e a expectativa de receber a Caravana e reunir uma diversidade de pessoas em torno de uma nova Política de Estado, a Política Nacional de Educação Popular em Saúde. Afirmou ainda, a sua vontade de construir um serviço de saúde mais compartilhado pela interação entre os saberes populares e acadêmicos, ao tempo em que se colocou à disposição da comunidade para desenvolver estes objetivos.


O coordenador da Estratégia Cirandas da Vida (vinculada à Gestão do Trabalho e Educação em Saúde da SMS Fortaleza), Elias J. Silva falou sobre a Caravana como projeto da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, articulado com as Cirandas, Associação dos Jovens de Irajá (WEB Rádio AJIR) e a Articulação Nacional de Movimentos e Práticas de Educação Popular em Saúde); explicou a metodologia de toda a manhã e chamou a atenção para o Ato Cenopoético que se iniciou. A participação a e sintonia entre os atores do Ato e o público foi de arrepiar, a exemplo do que afirmou a cordelista Josenir Alves de Lacerda (Academia dos Cordelistas do Crato): "foi um momento de cura, um cuidado para a mente".

O Círculo de Cultura que seguiu produziu quatro temas geradores que foram refletidos e problematizados pelos grupos: Cultura e Saúde, Democracia Participativa, Educação e Saúde, Esperança e Luta. Cada tema foi bastante fundamentado e as sínteses produzidas bem expressam a disposição dos participantes em fortalecer a educação popular em saúde: "a cultura na saúde deve ser interligada, pois a linguagem da arte é real, forte, encantada. Valorizar a cultura é investir na saúde. Conscientizar pela arte, com gesto, amor e atitude. A educação popular chega para ajudar que a realidade mude". O grupo "Cultura e Saúde" mandou bem, a exemplo do grupo "Esperança e Luta", que trouxe para a cena a ideia de que o povo nas ruas é sinal de um aprendizado humano de conquistas e lutas. O grupo "Educação e Saúde" mandou ver bem assim: "Vamos agora minha gente / Falar da Educação Popular / Que na área da saúde / Está começando a se implantar / Lá no Chico Gomes está precisando incentivar / A Meisinheira e a Agente de Saúde / Fazem a diferença por lá. / Temos ainda a Josenir / Que com sua arte cordelista / Pode nos ajudar a construir melhor / A nova proposta de educação popular. Não podemos esquecer o que já foi construído / Ressaltando a importância do conhecimento popular / Para que se possa transformar a realidade do lugar. / A educação em saúde é fundamental fortalecer / Com rodas de conversas e vivências / Lembrando da importância de "cuidar do outro e de mim" / Cuidando também do mundo. Já o grupo "Democracia Participativa" trouxe o sentimento pacífico das ruas para exprimir seu pensamento: "Acesso aos serviços básicos com qualidade; mais parceria entre as instituições para ampliação dos serviços; maior participação das instituições e entidades populares no controle social; melhoria e efetividade dos órgãos de fiscalização e compromisso dos poderes políticos; mais eficácia e efetividade das políticas públicas nas suas aplicações". E o grupo ainda acentuou: "Inverter a visão das práticas públicas. Do povo e para o povo, partindo das decisões das camadas de base". O encontro foi concluído ao meio dia e as imagens bem exprimem o sentimento que marcou cada momento da programação.

ao final foi, entre os encaminhamentos foi constituído um grupo articulador para dar continuidade e animar o processo da educação popular em saúde no Município. O Município do Crato encerrou esta fase da Caravana na Região Cariri. Cabe destacar a coesão e o entrosamento dos integrantes da Caravana da Região Cariri: Ray Lima, nosso grande articulador do leme da arte; João do Crato, nosso Mestre da Cultura Popular, artista de primeira grandeza, articulador do universo cultural do Cariri; Ana Maria, arte de encenar beleza e simplicidade, com leveza e fortaleza feminina; Regina Lima, artesã do cuidado e da arte de encantar; Elias J. Silva, um humilde construtor de versos em sínteses criativas.