VIDA SAUDÁVEL NA ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ MESQUITA

17 votos

Esta intervenção foi realizada durante o Internato de Saúde Coletiva do Curso de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN, desenvolvida pelos doutorandos Igor Irving de Medeiros Silva, Jeremias Fernando Gomes e Rafael Augusto Gurgel, do 9º período, realizada na Unidade Básica de Saúde de Riacho do Sangue, em Macaíba – Grande Natal/Rio Grande do Norte (RN), coordenado pela Profª Dra Ana Tania Lopes Sampaio, sob a tutoria da Profª Ana Tania Lopes Sampaio, preceptoria da médica Olívia Maria Nunes Carlos e da Enfermeira Aline Bezerra de Brito Lyra Cocentino. Além de contar com ajuda substancial de Renata Simplício (Nutricionista), Sheila (Educadora física) e do diretor da Escola Municipal José Mesquita (Reginaldo) . Agradecimentos especiais para toda a equipe da UBS de Riacho do Sangue : Olivia, Aline, Selma, Gildenia, Allany, Rosangela, Erika, Joseane e Rosilma. 

Introdução

A obesidade infantil é uma realidade universal e está associada a uma série de problemas de saúde com potencial de agravamento no futuro, entre eles as doenças cardiovasculares, dislipidemia, diabetes melitos e suas consequências, morte súbita, além de questões psicológicas de fundamental importância para o desenvolvimento do indivíduo. Na comunidade de Riacho de Sangue, zona rural do município de Macaíba, identificou-se a problemática da obesidade infantil em estudo de campo, realizado em escola de ensino fundamental, sendo identificado um número expressivo de crianças acima do peso e que necessitam de cuidados imediatos e em longo prazo para desfrutarem de uma melhor qualidade de vida agora e futuramente.
O nome Riacho do Sangue provém de um matadouro de animais antigamente existente às margens do rio da região e o sangue desses animais era levado pelo riacho. A unidade básica de saúde(UBS) de Riacho do Sangue tem uma área de abrangência com aproximadamente 770 famílias (área adstrita), no qual 570 são cadastradas (área adscrita), composta pelas microáreas de: Jundiaí, Perí – Perí, Lagoa do boi, Tabatinga e Assentamentos/Povoados(Eldorado dos Carajás e Quilombo dos Palmares) e aproximadamente 200 não cadastrados situados na localização da unidade básica. Uma equipe de saúde da família compõe a UBS e conta com: médica, enfermeira, dentista, técnica de enfermagem, auxiliar de dentista e quatro agentes de saúde divididos de acordo com as respectivas microáreas. O perfil da morbimortalidade da área de abrangência da unidade de Riacho de Sangue consiste em Hipertensão Arterial Sistêmica(HAS), Diabetes Mellitus(DM), Infecção do trato urinário(ITU), Obesidade e Doenças Infectocontagiosas e as principais causas da morte são Doenças cardiovasculares e acidentes/causas externas.
Tendo em vista o perfil de morbimortalidade do referido distrito sanitário e com o propósito de desenvolver ações de promoção, prevenção de agravos e recuperação de saúde através do controle social, uma das diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), foi desenvolvida uma roda de conversa com a comunidade, organizada pela equipe da UBS Riacho do Sangue e internos de Medicina da UFRN segundo os princípios do método PAIDÉIA, utilizando-se do próprio espaço da UBS, onde os participantes tiveram oportunidade de dialogar e expor suas queixas e aflições em relação aos problemas socioeconômicos e de saúde da área de abrangência da unidade, ratificando a idéia de que a comunidade exerce o seu papel de tomar decisões sobre ações e estratégias de saúde a serem trabalhadas afim de melhorarem a qualidade de vida da comunidade. Os principais problemas apontados foram à falta de (mais) médicos e dentista, a dificuldade de marcação de consultas, a questão da hipertensão arterial(HAS) e diabetes na comunidade, com ênfase na obesidade infantil, tabagismo, etanolismo, drogadição entre jovens e aumento da violência.
Ao final da roda de conversa decidiu-se junto com a comunidade e a equipe da UBS que seria de grande repercussão o desenvolvimento de um trabalho de promoção, prevenção de agravos e recuperação de saúde com as crianças com risco de sobrepeso, sobrepeso e obesos. Na intervenção estaremos realizando estudo de análise antropométrica com alunos de escola pública de ensino fundamental Escola Municipal José Mesquita, onde foram identificadas 45 crianças com risco de sobrepeso, sobrepeso ou obesidade. Entre os fatores relacionados a esses dados alarmantes, consideramos a falta de educação nutricional e o sedentarismo como importantes causas potenciais de toda a problemática.

Justificativa

Tendo em vista os problemas propostos pela comunidade na Roda de conversa, consideramos o trabalho com a problemática da obesidade infantil como aquele que envolve uma maior quantidade de características para uma intervenção em Saúde Coletiva, com ações multiprofissionais e intersetoriais, visto que a escola é um espaço fundamental para adquirir conhecimentos e desempenha papel fundamental na formação de valores, hábitos e estilos de vida, entre eles o da alimentação, tendo possibilidades concretas de resultado e de continuidade de projeto. A promoção de uma alimentação saudável no espaço escolar pressupõe a integração de ações em três pontos fundamentais: ações de estímulo à adoção de hábitos alimentares saudáveis, por meio de atividades educativas que informem e motivem escolhas individuais; ações de apoio à adoção de práticas saudáveis por meio de uma alimentação nutricionalmente equilibrada no ambiente escolar e ações de proteção à alimentação saudável. Sabemos que alimentação e a educação são processos extremamente integrados a promoção da saúde e hábitos alimentares saudáveis se dá tanto pela divulgação das informações quanto pelas práticas e posturas adotadas no ambiente escolar. Neste âmbito pactuamos em desenvolver uma ação preventiva, promocional e de recuperação da saúde visando controle dos agravos posteriores.

Objetivos

Realizar um trabalho de conscientização e educação para práticas de vida saudável, com ênfase nos benefícios relacionados à mudança de hábitos e a prevenção de agravos relacionados à obesidade infantil.
• Desenvolver atividades educativas com alunos e pais ou responsáveis para orientação nutricional e em atividade física;
• Realizar exame clínico com medidas antropométricas, verificação de pressão arterial e requisição de exames complementares;
• Verificação e atualização do calendário vacinal.

Metodologia

1. Problema prioritário
Obesidade infantil em escola de ensino fundamental

2. Objetivos
Promover diálogo educativo com pais ou responsáveis dando ênfase em educação alimentar, com apoio de nutricionista (Renata Simplício) do Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF);
Organização de atividades recreativas de incentivo à prática de atividade física, com apoio de educador físico (Sheila);
Avaliação antropométrica com medidas de massa e altura, cálculo de IMC, verificação de pressão arterial, solicitação de exames laboratoriais (glicemia de jejum e lipidograma) e atualização do calendário vacinal, com colaboração dos profissionais da UBS de Riacho do Sangue;
Encerramento com lanche saudável

3. Metas
Atingir as crianças e adolescentes com risco de sobrepeso, sobrepeso e obesidade e conscientizar os pais ou responsáveis sobre a educação nutricional e a necessidade de lazer e atividade física para as crianças.

4. Recursos

Recursos humanos: Nutricionista e Educador Físico do NASF; Profissionais de Saúde da UBS Riacho do Sangue – Médica, enfermeira, técnica de enfermagem, quatro agentes comunitárias de saúde, auxiliar de odontologia e auxiliar de serviços gerais; Internos do curso de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Recursos materiais: Computador, projetor de mídia, lanche; Espaço físico da escola, conselho comunitário de Riacho do Sangue e quadra poliesportiva da comunidade.

***Utilizamos embalagens do McLanche Feliz da empresa McDonalds para colocarmos um lanche saudável fazendo com que as crianças associassem uma alimentação saudável com uma marca conhecida mundialmente.

Resultados

Características da População n
Risco de Sobrepeso 2
Sobrepeso 14
Obesidade 13
Obesidade grave 1
Masculino 14
Feminino 16
Total 30 

Ao analisar as características das crianças, observa-se o predomínio de um maior numero de sobrepesos e obesos em relação ao risco de sobrepeso e obesidade grave e, além disso, há uma maior predominância do sexo feminino. Isso se justifica por um fraca educação e orientação alimentar por parte dos pais e crianças e menor adesão a atividade física na população, principalmente no sexo feminino. E de acordo com a faixa etária nota-se que a maior predominância são das crianças de 6 a 14 anos totalizando 97% e os de 6 a 8 anos com 3%. Ainda em relação à faixa etária, entre (6 -8 anos) há 1 criança com sobrepeso e 3 obesas; de (8 – 10 anos) 2 sobrepesos e 2 obesos; (10 – 12 anos) 3 sobrepesos e 3 obesos; (12 – 14 anos) 3 sobrepesos e 4 obesos e maiores de 14 anos teve 5 sobrepesos e 1 obesos.
Com esse projeto, que merece e deve ser continuado, tentamos estabelecer uma conscientização não apenas por parte dos pais e crianças, que devem ser instruídos para usufruírem de uma vida saudável, mas também os profissionais de saúde envolvidos na problemática de que eles exercem também papel fundamental no processo de ensino/aprendizagem da população quanto aos pontos a serem corrigidos afim de melhorarem sua qualidade de vida. Saber o que é necessário para emagrecer não apresenta maiores dificuldades após algum tempo de prática. Querer, dever e poder emagrecer são questões imensamente mais complexas e exigem grande investimento emocional, intelectual e físico.

01