Participação do Apoiador na 5ª Conferência Local do DSEI Porto Velho/RO

0 votos

Boa tarde nobres colegas…Tivemos um momento único como apoiador durante a realização da 5ª Conferência Local da Saúde Indígena que foi conhecer todas as lideranças indígenas, parte da equipe multiprofissional da saúde indígena, conhecer os costumes e comunidades indígenas. Nesse momento, participamos expondo os índices da mortalidade e morbidade por aldeia e por etnia (ano 2012 e 2013), dispertando as discussões para melhoria da qualidade da antenção básica com objetivo de diminuir os dados apresentados.

Durante as exposições dos dados tivemos a participação das comunidade, dos caciques, dos líderes, do Conselho Local e Presidente do CONDISI, pois eles poderam observar as causas e faixa etária das mortes. O que levou a pensar, pois o fato de que a mortalidade em natimortos e em crianças menos de um ano até 7 anos no DSEI PVH/RO, principalmente em algumas aldeias, como no Pólo de Guajará Mirim/RO, onde ocorreram a maior parte dos óbitos em 2012 e 2013.

Aproveitamos a oportunidade para apresentações do papael do apoiador bem como das metas que devem ser alcançadas, além de abordamos as questões da mortalidade materno, fetal e infantil para a comunidade indígena.

Levantamos os seguinte pontos: Como a SESAI, como o DSEI, como a  EMSI e como a Comunidade podem melhorar para a redução das mortalidades principalmente a materno, fetal e infatil.O que levantou muitas discussões e encaminhamentos de propostas para a etapa distrital (agosto de 2013).

A Etapa Local da 5ª Conferência iniciou dia 14 a 31 de julho/2013, percorrendo os Municípios de Ji-Paraná, Guajará Mirim, Alta Floresta, Porto Velho e HUmaitá/AM.  

Sem mais…

Abraço.

Leide MAcêdo.

Apoiadora SESAI/MS

DSEI Porto Velho/RO.