A MDER dispara a construção do seu colegiado gestor

12 votos

No dia 27 de junho,ás 10h00, na Maternidade Dona Evangelina Rosa, em Teresina, estiveram reunidos os gestores, os representantes de vários setores da unidade, e a Consultora da PNH para o Estado no Piaui, para discutir a formação do "colegiado gestor" daquela instituição. O objetivo é fortalecer a cogestão, no intuito de ampliar a participação coletiva nas práticas de cuidado e nas tomadas de decisões, com impacto numa atenção digna, com qualidade, corresponsabilidade e vínculos afetivos.

Inicialmente foi compartilhado um texto sobre "Colegiado Gestor", de autoria da consultora da PNH-MS Dra. Annatália Gomes e da Assistente Social do HILP Emília Alves. Na sequência houve uma leitura  coletiva do texto, seguida da apresentação de Emília, que fez um relato sobre a construção do Colegiado Gestor no HILP(Hospital Infantil Lucídio Portela), enfatizando os passos,  quantitativo  de rodas, dificuldades/desafios demandados no percurso do processo. Em seguida a enfermeira Rosila do HGV também compartilhou a experiência de implantação do Colegiado Gestor daquele hospital. Na continuidade, houve um amplo debateentre os trabalhadores e gestores sobre a criação do colegiado gestor na Maternidade, e as estratégias para a operacionalização do processo.

O tema da gestão colegiada já vinha sendo discutido nas rodas de conversa dos trabalhadores e gestores, com o apoio da Rede Cegonha/MS.  Na finalização do debate, como encaminhamento foi sugerida a formação de uma comissão para organização do processo interno.

O próximo passo será o mapeamento de todos os setores de trabalho, para planejamento das rodas de discussões que serão realizadas nesses espaços, tendo como objetivo discutir o processo, buscar a adesão dos trabalhadores e escolher o representante do setor para composição do colegiado.

Segundo os gestores da MDER,a criação do Colegiado Gestor na unidade, representará um marco histórico, como foi para os outros hospitais que já constituíram os seus colegiados.

“Um Colegiado Gestor representa corresponsabilidade e compartilhamento de poder” 

Clara Noleto

Emília Alves de Sousa